Notícias

Benefício da música para saúde mental é similar ao do exercício físico

Pesquisadores alemães compararam impacto proporcionado pela música no estado emocional das pessoas

Uma pesquisa publicada na revista científica Jama na terça-feira (22/3) mostra que o impacto da música no estado emocional das pessoas é semelhante ao de fazer exercícios físicos.

Pesquisadores da Universidade de Música de Hannover, da Alemanha, fizeram uma revisão de 26 trabalhos nos quais se analisava como o engajamento em atividades musicais influencia as emoções das pessoas – na lista de trabalhos entraram tanto atividades de musicoterapia para pacientes de câncer como a participação em corais gospel para prevenir doenças cardíacas.

Em todos os estudos, as perguntas feitas aos voluntários seguiram dois modelos de questionários considerados padrão para buscar informações sobre hábitos de vida e equilíbrio emocional.

“A meta-análise de 26 estudos de intervenções musicais forneceu evidências claras e quantitativas de qualidade moderada de que as intervenções musicais estão associadas a mudanças clinicamente significativas de saúde mental”, escrevem os autores.

Os resultados encontrados foram comparados a outros trabalhos que analisaram os benefícios de intervenções não medicamentosas na saúde mental como, por exemplo, a prática rotineira de exercícios físicos ou a adesão a um programa de perda de peso.

De acordo com os pesquisadores, a melhoria da saúde mental relatada pelos voluntários via intervenções musicais está na mesa faixa de impacto dos exercícios físicos ou de programas de perda de peso.

Saiba identificar sinais de que você precisa cuidar da saúde mental

  • Insônia: se não há sono de qualidade é impossível recuperar a energia necessária para seguir em um novo dia. Os distúrbios ligados ao sono são um dos principais fatores que afetam a saúde mental das pessoas.
  • Estresse: se a irritação é recorrente e nos leva a ter reações aumentadas frente a pequenos acontecimentos, o sinal vermelho deve ser acionado. Caso o estresse seja acompanhado de problemas para dormir, é hora de buscar ajuda.
  • Mudanças repentinas de humor: o humor depende de diferentes situações, porém, se a inconstância é persistente pode ser um sinal do corpo de que algo não está bem e pode ser necessária uma mudança de hábitos.
  • Lapsos de memória: se a pessoa começa a perceber que a memória está falhando no dia a dia com coisas muito simples é provável que esteja passando por um episódio de esgotamento mental.
  • Alteração no apetite: na alimentação, a pessoa que come muito mais do que deve usa a comida como válvula de escape para aliviar a ansiedade. Já outras, perdem completamente o apetite.
  • Autoestima baixa: outro sinal de alerta é a sensação de incapacidade, impotência e fragilidade. Nesse caso, é comum a pessoa se sentir menos importante e achar que ninguém se importa com ela.
  • Desleixo com higiene: uma das características da depressão é a perda da vontade de cuidar de si mesmo. A pessoa costuma estar com a higiene corporal comprometida e perde a vaidade.
  • Sentimento contínuo de tristeza: ao contrário da tristeza, a depressão é um fenômeno interno, que não precisa de acontecimento. A pessoa fica apática e não sente vontade de fazer nada.

Para receber diagnóstico e iniciar tratamento adequado, é importante consultar um psiquiatra ou psicólogo. Assim que você perceber que não sente tão bem como antes, procure um profissional para ajudá-lo a encontrar as causas para o seu desconforto.

Com Metrópoles

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios