Um jeito fácil de estimular suas plantinhas com um elemento simples
Há diversas maneiras de estimular o crescimento e potencializar a produção das plantas. E, se quer ter bons exemplares da natureza por perto, você pode aprender como fazer adubo com pó de café. Além de ser uma estratégia eficiente, também é bastante econômica.
Utilizar os truques de como fazer adubo com pó de café também é uma boa maneira de aproveitar esse elemento. Afinal, ao invés de mandá-lo para o lixo após fazer o seu café, você reaproveita a borra em hortas e jardins. Dessa forma, não só economiza, como também pratica a sustentabilidade, e evita a agressão ao meio ambiente. Além disso, a borra de café tem o potencial de nutrir e enriquecer o solo.
Melhor maneira de fazer adubo com pó de café
Você pode aplicar técnicas de como fazer adubo com pó de café para obtê-lo em versão líquida ou sólida. Para a versão líquida, você precisará misturar aproximadamente 250 gramas de café com 10 litros de água. Depois de um repouso de 24 horas, basta coar a solução, colocá-la em pulverizador e borrifar as plantas cujo desenvolvimento você pretende estimular.
Se preferir, você também pode produzir a versão sólida. Nesse caso, utilizará menos água. Assim, o resultado será uma espécie de pasta. Após adquirir a consistência desejada, basta espalhar o adubo no solo, o mais próximo possível das plantas que são os alvos. Dessa forma, o adubo poderá cumprir a sua função de estimular o crescimento, floração e frutificação das plantinhas, se for o caso.
Cuidados na aplicação
Além da maneira que apontamos aqui no Casa & Agro, há diversas outras maneiras de aproveitar o pó de café. Você pode conhecer algumas delas em um artigo esclarecedor no portal eCycle. De toda forma, esse é o tipo de utilização que precisa de alguns cuidados.
Primeiramente, você precisa se atentar para o fato de que a borra nunca deve ser aplicada ao solo sem que antes se misture a outros fertilizantes, ou sem que sejam misturados ao solo. Caso isso aconteça, o efeito pode ser contrário e comprometer a saúde do seu cultivo.
Além de saber como fazer adubo com pó de café, você precisa aplicá-lo com equilíbrio. Pois, a presença de cafeína no fertilizante pode interferir na geminação da semente, se utilizado de maneira excessiva. Da mesma forma, o excesso na utilização pode contribuir para a impermeabilização do solo, dificultando o acesso da água.
Abaixo, um vídeo ensina como fazer adubo com o pó de café em uma garrafa pet