Em C. Mourão, blitz orientou motoristas sobre os riscos do álcool no trânsito
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEIMOB), em parceria com a Polícia Militar, 8ª Ciretran e Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (18) uma blitz educativa para chamar a atenção de condutores de veículos sobre os riscos da embriaguez no trânsito.
A ação foi realizada em frente a praça central, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Durante a blitz foram distribuídos panfletos com orientações aos condutores, protetores de painéis aos motoristas de carros e antenas corta-pipa aos motociclistas que passaram pelo local.
“Tivemos também a participação de uma pessoa que estava pagando pena por uso de álcool ao volante”, disse o secretário municipal Luiz Antonio Sminka. Ele lembra que o abuso de drogas, em especial do álcool, se tornou um problema de saúde pública no mundo. “Todo motorista tem informação sobre os riscos, as penalidades da lei, mas mesmo assim é comum acidentes causados por condutores embriagados”, acrescenta.
A pena prevista na legislação para quem conduz veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa é prisão de seis meses a três anos, multa e suspensão da permissão ou a habilitação para dirigir.