Como ativar o selo ouro no Gov.br para receber valores disponíveis
Certificado máximo de segurança é necessário para resgatar dinheiro do sistema Valores a Receber
Desde o último dia 14 de fevereiro, todos os cidadãos brasileiros estão em busca de dinheiro esquecido ou “perdido” que poderiam receber. Isso porque o governo liberou acesso ao sistema “Valores a Receber”, onde é possível consultar se existe alguma quantia parada disponível para ser resgatada.
Diversos cidadãos ficaram felizes em saber que existe dinheiro à espera deles. Contudo, para sacar os valores é preciso ter nível ouro na conta do portal Gov.br.
Esse nível diz respeito à segurança de acesso dentro do sistema governamental. O objetivo é apenas o de proteger os dados, já que são referentes ao resgate de quantias em dinheiro. Ao todo, são três níveis de segurança: bronze, prata e ouro.
Como aumentar o nível de segurança no Gov.br?
A elevação do nível da conta pode ser feita digitalmente, pelo próprio app do sistema ou plataforma. É possível validar o acesso pelo internet banking do seu banco ou pelo Sistema de Gestão de Acesso do Ministério do Planejamento. Também existe a opção de realizar a validação facial pelo Senatran ou pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, o usuário pode usar o certificado digital.
Passo a passo (internet banking):
- No portal Gov.br, acesse a aba com a lista de selos de confiabilidade;
- Encontre as opções de Internet Banking;
- Selecione a sua instituição financeira (banco);
- Uma página se abrirá para acessar o internet banking;
- Pronto, basta liberar o selo de segurança para sua conta.
Passo a passo (certificado digital):
- Na lista de selos, escolha “Cadastro validado por certificado digital”;
- Libere o cadastro por cartão ou token e escolha “Ler Certificado Digital”.
Passo a passo (validação facial):
- Escolha a opção de “validação facial”;
- Selecione “Gerar QR Code”;
- Abra o app do Gov.br no celular e toque em “Ler QR Code”;
- Aponte a câmera para a imagem e faça a leitura;
- Agora basta selecionar a opção “Fazer reconhecimento facial”;
- Posicione seu rosto e finalize o processo.
Passo a passo (SIGEPE):
- Escolha a opção “Cadastro validado em base de dados de servidores públicos da União”;
- Insira o seu CPF e a senha do SIGEPE para finalizar.