Árvore símbolo da Rota da Fé caiu com o temporal; imagem da Virgem Maria intacta
Nesta quarta-feira (16) a localidade da Fazenda Boa Esperança/Salto Boicotó, foi atingida por um temporal, com direito a raios, ventos fortes e chuvas. Porém a queda desta enorme árvore em especial chamou a atenção de moradores e fiéis da região: ela caiu, mas deixou a imagem da Virgem Maria completamente intacta!
O impressionante é que a árvore, ao cair, rompeu o seu tronco em uma altura superior a imagem de Nossa Senhora da Assunção, a árvore se desfez mas o pequeno oratório não sofreu nenhum arranhão, os galhos e o tronco caíram ao lado!
A imagem foi colocada na árvore, em uma fenda já existente, onde a imagem de Nossa Senhora coube sem necessidade de intervenção. No dia 10 de outubro de 2007, na propriedade do agricultor Senhor Antônio Gancedo, durante a Primeira edição da Rota da Fé, a imagem foi abençoada pelo Padre Ademar. Está arvore se tornou um símbolo da Rota da Fé. Para muitos, talvez fosse um atrativo, mas para a Rota da Fé ela era símbolo do trabalho, do esforço, da coragem do trabalhador que a sua sombra repousava, e a imagem da Nossa Senhora da Assunção foi escolhida pelo Senhor Antônio para homenagear os primeiros moradores da região. Diante desta imagem muitas pessoas pediram graças e foram atendidas.
O Senhor Antônio Gancedo disse sobre a queda da arvore: “Eu entendo como um recado para o ser humano, que a gente está muito distante de Deus. Aqui está mais um recado, para quem não acredita. A arvore com mais de 500 anos de vida caiu pela força do vento, mas o seu tronco com a imagem de Nossa Senhora permanece inabalável”.
Ruben Moyano, um dos organizadores da Rota da Fé, disse: “Se você for ver as chances matemáticas de isso acontecer são mínimas. Eu estava escutando a história desta arvore, é bem tocante. Independentemente da religião, você passa e fica emocionado. Às vezes você vê na televisão mostrar as cenas e acha que é montagem. Mas aqui vemos um recado especial de Deus e da natureza, aqui não houve montagem”. Ruben, disse ainda que as partes do tronco da arvore caída serão utilizados para se esculpir as imagens das Padroeiras dos Países da América do Sul e com as sobras serão feitas cruzes da Rota da fé e cajados. Queremos tornar esta árvore totalmente sustentável.
O Senhor Gancedo disse: “Eu não acreditei. É impressionante. Da forma que ela caiu e como ela está segura, ali ainda, muito forte. Parece que Deus que segurou. Eu acredito que seja um milagre, que Deus segurou”.