Notícias

Márcio Nunes e Ágide Meneguette inauguram nova usina solar da Faep; fotos

O presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, e o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, inauguraram na manhã desta quinta-feira em Assis Chateaubriand a Usina Fotovoltaica Nelson Paludo, no Centro de Treinamento Agropecuário da instituição no município. São 308 painéis solares com 135 kWp de potência, que vão garantir economia anual de R$ 113 mil e redução de 20 toneladas de emissão de CO2.

A unidade irá atender o CTA de Assis Chateaubriand e também outras 19 unidades da Faep por todo o estado – incluindo a de Campo Mourão.

Em meio à crise hídrica, a energia solar tem se mostrado uma grande alternativa no campo para evitar que a produção rural, especialmente a avicultura, suinocultura, criação de peixes e produção de leite, seja prejudicada pela falta de energia elétrica resultante das estiagens, cada vez mais comuns.

No evento, Marcio Nunes lembrou que o governo do estado lançou, há poucos meses, o programa Paraná Energia sustentável, que tem o objetivo de acelerar o licenciamento de empreendimentos de energia limpa no estado, especialmente no campo. E destacou o papel da Faep nesse sentido: “Eu parabenizo aqui meu amigo Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar, por ser um grande entusiasta e incentivador dessa forma sustentável de geração de energia. A busca pela sustentabilidade deve vir de todos, governo, iniciativa privada e cidadãos, na cidade e no campo”, disse o secretário.

Atualmente, o setor rural é responsável por 13% da energia solar instalada no país, de acordo com dados de 2020 da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). “Tenho certeza de que esse índice vai aumentar bastante, em rápida aceleração, nos próximos anos. Afinal, os agricultores e pecuaristas estão buscando as energias alternativas para compensar a falta de volume de água em nossos reservatórios de hidrelétricas. Claro, não podemos esquecer de outros tipos de energias, como eólica, de biomassa e a partir do biogás. Esses também estão ganhando espaço dentro das porteiras. No caso do meio rural, tudo que pudermos fazer para minorar esta crise é muito importante. Principalmente se tiver impactos positivos no bolso do produtor rural e na preservação da natureza”, disse o presidente da Faep, Ágide Meneguette.

Estiveram presentes também representando o governo do estado o chefe da casa Civil, Guto Silva, e os secretários da Administração e Previdência, Marcel Micheletto, e da Agricultura, Norberto Ortigara.

Da Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios