Programa deverá contemplar 65 mil alunos, em quase 700 turmas. Inscrições já estão abertas e vão até 31 de maio
Alunos e professores da rede estadual de ensino podem se inscrever, gratuitamente, em cursos de programação, games e animação. Os cursos fazem parte do programa EduTech, lançado pelo governador Ratinho Júnior no fim do mês passado, com o objetivo de reduzir o déficit de profissionais de TI qualificados no mercado e de garantir emprego futuro aos alunos da rede estadual.
As inscrições estão abertas e os s cursos são para alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e professores da rede estadual. As trilhas de ensino dos cursos se dividem por séries e contemplam conteúdos como games e animação, Ciência de Dados, programação front-end, desenvolvimento mobile e programação em JavaScript e em Python. As aulas são remotas, com um professor de programação como tutor de cada turma virtual. O período do curso vai de 1º de abril até o final do ano letivo de 2021. O programa deverá ter 689 turmas virtuais.
“Queremos preparar essa nova geração de jovens, na faixa dos 14, 15 e 16 anos, para ocuparem esse espaço de trabalho. No Brasil há milhares de vagas abertas e não tem profissional suficiente na área, então a ideia é fazer o Paraná ser o berço da tecnologia no País”, disse o governador.
“Estamos começando com 65 mil alunos, mas queremos chegar a 150 mil e preparar a nova geração para esse mundo tecnológico, que esteja antenada, especializada e que possa ser bem remunerada”.
Mercado
O programa é implementado em meio à expansão do mercado de tecnologia da informação (TI), que deve crescer 11% neste ano, de acordo com estudo da consultoria IDC Brasil.
Segundo a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná), somente em Curitiba há um déficit de 3 mil profissionais na área. No Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) projeta que 70 mil profissionais serão demandados por ano até 2024.
Porém, há um forte descompasso entre oferta e demanda: o País forma 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano. Ou seja, um déficit de 24 mil especialistas anualmente. Segundo a IDC, consultoria mundial para os mercados de tecnologia, o mercado de TI, globalmente, terá déficit de 570 mil profissionais neste ano.
Como se inscrever
Para se inscrever no EduTech, é preciso acessar o site do programa (clique aqui). O período de inscrição iniciou no dia 31 de março e vai até as 23h59min do dia 31 de maio.
Porém antes de se inscrever, os alunos e professores devem ficar atentos a algumas orientações:
- Para se inscrever no Programa EduTech, recomendamos que utilize um computador e conecte-se primeiro à sua conta @escola e, depois, acesse o link de inscrição (que está na página do EduTech)
- Caso utilize um smartphone, acesse o link de inscrição utilizando uma janela anônima de seu navegador de internet e conecte-se à conta @escola;
- Para que a inscrição seja realizada com sucesso, deve-se estar logado unicamente com sua conta @escola;
- Os selecionados serão informados do início das atividades, pelo seu e-mail @escola;
- Caso o inscrito não receba o e-mail de confirmação, deve-se verificar a caixa de SPAM do seu e-mail “@escola”;
- Processo de Credenciamento classifica os inscritos por ordem de inscrição;
- O término dos cursos oferecidos coincidem com o término do ano letivo vigente;
- A plataforma de programação disponibilizará um certificado, ao final de cada conteúdo de estudo finalizado;