[the_ad_group id="3495"]

Cegonhas desistem de migrar à África e fazem ninhos em torres de eletricidade em Portugal [VÍDEO]

Abundância de alimentos e temperatura mais amena por causa das mudanças climáticas fazem as aves abortarem a longa jornada rumo a outro continente

As cegonhas migraram tradicionalmente da Europa no outono, rumando para o sul, para regiões na África Subsaariana, antes de retornarem ao norte na primavera para procriar. Mas a abundância de alimentos encontrados em aterros sanitários, juntamente com o clima mais quente devido às alterações climáticas, levou a grande maioria das cegonhas em Portugal a dispensar esta árdua viagem e a permanecer onde estão durante todo o ano. Na primavera e no verão, muitas vezes fazem ninhos em chaminés ou torres de eletricidade, que os humanos ajudaram a tornar mais seguros para eles.

Cegonhas desistem de migrar e fazem ninhos em postes de eletricidade em Portugal — Foto: AFP

“Só para se ter uma ideia, no fim de 2023 tínhamos 4.050 ninhos em postes da REN, enquanto há 20 anos só tínhamos mil. Então, na nossa rede, o número de ninhos de cegonha quadruplicou em 20 anos. Dispositivos que a empresa põe na rede permitem um ninho seguro para as cegonhas e, portanto, um aumento na reprodução porque elas usam as nossas estruturas para se reproduzir”, disse Francisco Parada, gestor de segurança ambiental da REN, operadora da rede elétrica de Portugal.

https://crn1.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Cegonhas-desistem-de-migrar-a-Africa-e-fazem-ninhos-em-torres-de-eletricidade-em-Portugal-Opera-2024-05-08-09-53-34-video-converter.com_.mp4
Cegonhas desistem de migrar à África e fazem ninhos em torres de eletricidade em Portugal

“Já tivemos contatos com operadores estrangeiros, como a francesa RTE, que se interessaram pelas nossas soluções de proteção de cegonhas. Trabalhamos aqui há mais de 20 anos para compatibilizar os nossos equipamentos com a presença de cegonhas, já estamos habituados. É por isso que, com o desenvolvimento desta situação, outros países estão recorrendo à nossa experiência”, acrescentou Francisco, de acordo com a agência France Presse.

Page Not Found/Extra

Sair da versão mobile