Notícias

10 formas curiosas de comemorar a Páscoa pelo mundo

Estamos perto de uma das datas preferidas dos chocólatras de plantão – a Páscoa! Além de nos esbaldarmos em quitutes deliciosos, o feriado  é um evento religioso cristão, no qual é celebrado a Ressurreição de Cristo, que teria ocorrido nessa época do ano entre 30 e 33DC.

A data é comemorada em diversos países do mundo mas, como haveria de ser, a cultura de cada local faz com que a páscoa seja comemorada de forma diferente pelo globo.

Buzzfeed fez uma lista (e nós a adaptamos um pouco) mostrando como diversos países comemoram a data de formas curiosas. Confira:

1. Finlândia

pascoa1

Na Finlândia, a Páscoa se parece um pouco com o que costumamos ver no Halloween – as crianças saem pelas ruas fantasiadas e pedindo por gostosuras.

2. Austrália

pascoa2

Na Austrália não é o coelhinho que traz os ovos de chocolate. Lá é o Bilby é um marsupial de 30cm a 60cm de comprimento e pesa até 2.5K, com um excelente senso de olfato e capacidade de audição. Essa troca aconteceu porque no país os coelhos são vistos como uma praga –  isso aconteceu porque em 1860 um britânico trouxe da Inglaterra 24 coelhos para  o país, para conseguir praticar seu hobby preferido: caçar coelhos. Como os coelhos são famosos pela sua capacidade de reprodução, esses 24 coelhos em 10 anos se transformaram em uma praga que até hoje não foi controlada pela Austrália. Por isso, eles decidiram trocar o mascote por um animal nativo da austrália e que inclusive corre risco de extinsão.

3. Grécia

pascoa3

Na Grécia, os ovos de chocolate foram trocados por ovos de galinha pintados de vermelho. Segundo a tradicão, o ovo simboliza vida e o vermelho, o sangue de Jesus. Os ovos são distribuídos entre os convidados e um vai encostando no ovo do outro até rachá-lo. Quem for o último a ter o ovo rachado, diz-se, vai ter sorte durante o próximo ano, segundo diz a lenda.

4. Polônia

pascoa4

Na polônia, o dono da casa não pode ajudar a preparar o famoso Pão de Páscoa. Isso porque, segundo a tradição, se ele ajudar, o seu bigode vai ficar cinza (!?) e a massa não dá certo.

5. França

pascoa6

Na França, em Bessières (Haute Garonne) e também em Mazeres (Ariège), desde 1973, na Segunda-feira de Páscoa os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa confeccionam uma omelete com 15.000 ovos.

6. Guatemala

foto5

A Páscoa da Guatemala traz celebrações culturais com trajes tradicionais alegres, com máscaras e carpetes de flores coloridas, sobre os quais as pessoas caminham para chegar na igreja. As ruas das cidades também são cobertas por incenso e seculares rituais na data.

7. Bermudas

pipas

Em Bermuda, a Páscoa é alegremente celebrada empinando pipas na sexta-feira para representar a ascensão de Cristo ao céu.

8. Alemanha

esater8

A Páscoa na Alemanha é um grande evento, tanto para comemorar o feriado quanto a chegada da primavera. Os moradores fazem árvores enfeitadas com ovos de cores vibrantes. Eles fazem furinhos nos ovos para esvaziá-los, e os pintam com cores vibrantes e os enfeitam com papel crepom. Apesar de muitas famílias terem abandonado esse costume, um senhor alemnão chamado Volker Kraft, 76, colecionou, junto com a família, ao longo dos anos, 10 mil ovos de Páscoa. Todos eles são usados para decorar uma macieira no jardim do alemão, que vem atraindo milhares de visitantes.

9. Escócia

montains

Na Escócia, uma das diversões é brincar com ovos cozidos e coloridos.  Eles rolam os ovos ladeira abaixo e ovo vencedor é o que consegue rolar mais longe sem quebrar.

10. Índia

easter

Na Páscoa, os hindus fazem o festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishna. Nesta época a população dança, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos. É comum que o dono da casa marque a testa dos convidados com um pó colorido.

Do Hypeness

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios