Notícias

É #FAKE que Fiocruz tem sugerido inalação com água sanitária a pessoas com suspeita de Covid-19

Vídeo que circula pelas redes sociais diz que inalar água sanitária com bicarbonato de sódio previne e trata a Covid-19. Fiocruz diz que não indica procedimento e que afirmações são falsas.

Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem recomenda a inalação de uma mistura de água, água sanitária e bicarbonato de sódio para prevenir e tratar a Covid-19. Ele diz que o procedimento é recomendado pela Fiocruz. É #FAKE.

A Fiocruz afirma que “não indica as informações passadas no vídeo” e informa que “o vídeo se trata de fake news”.

Além disso, a inalação dessas substâncias pode trazer sérios riscos, alertam em nota o Conselho Federal de Química (CFQ) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla).

Isso porque “produtos saneantes, tais como a água sanitária, foram desenvolvidos para utilização sobre superfícies inanimadas, jamais para aspersão sobre a pele e menos ainda para inserção nas vias respiratórias”.

As instituições ressaltam ainda que a água sanitária é uma substância corrosiva “regulada pela Anvisa de aplicação exclusiva para higienização de superfícies inanimadas e hortifrutícolas, em solução diluída”.

Graves riscos à saúde

A pneumologista Patrícia Canto Ribeiro, da Fiocruz, alerta que a inalação de água sanitária pode causar graves danos à saúde.

“A água sanitária tem cloro, que é altamente irritante para as vias aéreas, especialmente se o paciente tiver rinite, asma. Pode desencadear crise de broncoespasmo, crise de asma. Pode ter danos agudos nas vias aéreas respiratórias, nas vias aéreas superiores e aos próprios pulmões. Pode causar até mesmo uma pneumonite química”, afirma a médica.

“É uma situação muito grave. Você não deve utilizar nenhum tipo de substância química para inalações. Existem medicamentos específicos para isso. É de extrema gravidade. Um risco muito grande à saúde que as pessoas utilizem qualquer produto químico, especialmente esses produtos que são de limpeza e desinfecção do ambiente. Não façam isso. O risco à saúde e o risco de acidentes e danos são elevadíssimos”, afirma a pneumologista Patrícia Canto Ribeiro, da Fiocruz.

Pesquisa no Acre

O que a Universidade Federal do Acre (Ufac) tem feito em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma pesquisa para avaliar a eficácia do tratamento de pacientes de Covid-19 com bicarbonato de sódio, usado para ajudar a melhorar a saturação de oxigênio no sangue. Mas não há o uso de água sanitária, o tratamento é experimental e receitas caseiras são contraindicadas. A solução existe apenas no hospital e precisa ser ministrada por médicos. Os resultados ainda são avaliados.

Do G1

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios