Notícias

Filmes criados por moradores ganham projeções em muros de Campo Mourão e Pato Branco

As criações serão exibidas junto com obras de artistas brasileiros que apoiam o projeto. Para evitar aglomeração, o Projetando Cidades investiu forte em equipamentos para que os filmes sejam apreciados pelas redes sociais, com toda segurança

Campo Mourão e Pato Branco recebem nesta semana o Projetando Cidades, uma intervenção artística que vai exibir em paredes e fachadas das cidades os filmes criados por seus moradores para falar sobre a vida na pandemia. Jovens moradores de quatro cidades paranaenses criarem suas histórias com equipamentos simples, como as câmeras de celular. Ao todo, 13 filmes foram criados e serão exibidos juntamente com produções de artistas brasileiros, como Alice Ruiz, Raissa Fayet, Janine Matias, Brô MCs e Jéssica Caetano em paredes e muros das cidades. Campo Mourão recebe as projeções na próxima quinta-feira (3/12) e Pato Branco no dia seguinte (4/12), encerrando a primeira edição do evento.

É importante lembrar que trata-se de um projeto pensado para acontecer em tempos de distanciamento social e para ser apreciado a distância, pelas redes sociais. Por isso, os locais físicos das exibições não serão divulgados para evitar aglomeração. A equipe estará em uma van especialmente equipada e o público poderá acompanhar das janelas de suas residências e também pelos canais do projeto no Instagram (@projetando.cidades), no Facebook (/projetandocidades/events) e no YouTube (www.youtube.com/channel/UC0Kg6Bl6v8NCYd1Z632Sf7Q. Todas as cidades verão todos os filmes produzidos e novos investimentos foram realizados em equipamentos para que as lives tenham melhor qualidade possível.

O projeto foi criado pelo produtor Fredy Kowertz para apresentar uma nova ferramenta de criação artística, a projeção mapeada, que permite criar movimentos e texturas em qualquer superfície e, no seu entendimento, amplia a percepção sobre o que é arte. “Interessante perceber que ao conhecer essa nova possibilidade de expressão os participantes passaram por redescobertas em suas vidas”, pontua ele.  “É incrível ver muros da cidade transformados em telas de cinema”, completa.

Para Lara Jacoski, sócia da produtora Bem-te-vi Produções e responsável, junto de Patrick Belem, pelos cursos, o mais importante é as pessoas perceberem que não precisam de equipamentos ultramodernos ou conhecimentos profissionalizantes para se expressarem artisticamente. “Ter a pandemia como foco de trabalho, de estudos e de expressão artística foi maravilhoso. Todos ganhamos muito e nos expandimos com essa experiência”, avalia.”, avalia.

A atriz e professora de Educação Física Ana Paula Soares, participante de Campo Mourão, acredita que é um projeto de grande valia neste momento atípico. “Nos ensina que com pouco se faz algo grande, e que o grande muitas vezes é simples, como o tema que escolhi, ‘Beleza’”, diz ela. “Foi enriquecedor assistir os vídeos mesmo que de longe. Imagina algo seu e outras pessoas que não te conhecem assistindo também! É muito boa essa sensação. A expectativa é grande! Tô bem feliz que a nossa cidade está participando de algo tão bacana assim”, completa.

O Projetando Cidades é uma realização da Tertúlia Produções, Associação Manacá e Bem – Te – Vi Produções, com apoio da Mucha Tinta e incentivo de Copel, Governo do Estado do Paraná e Lumicenter, por meio do PROFICE.

Serviço:

Projetando Cidades: projeção de filmes criados em curso online
Campo Mourão – 03/12 às 19h30
Pato Branco, dia 04/12, às 19h30.
Siga e assista o Projetando nas redes:
https://www.facebook.com/projetandocidades/events
https://www.instagram.com/projetando.cidades
https://www.youtube.com/channel/UC0Kg6Bl6v8NCYd1Z632Sf7Q

Fonte: De Inverno Comunicação

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios