Douglas Fabrício reivindica permanência da Tarifa Rural Noturna
Preocupado com a economia gerada com o agronegócio, em especial aos trabalhos dos pequenos produtores, o deputado estadual Douglas Fabrício solicitou ao Governo do Paraná, a permanência do programa Tarifa Rural Noturna durante os próximos anos. Em pronunciamento na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, na tarde desta terça-feira, 1º de dezembro, ele falou sobre a importância do programa estadual que beneficia 77,5 mil propriedades rurais, abrangendo cerca de 1 milhão de pessoas em todo o estado. Um requerimento solicitando a continuidade do programa também foi protocolado por Douglas Fabrício junto ao Governo do Paraná.
Douglas Fabrício alerta que o projeto de lei orçamentária encaminhado pelo Governo do Paraná a Assembleia Legislativa não contempla o programa Tarifa Rural Noturna, colocando em risco a continuidade do programa que garante desconto de 60% na cobrança de energia elétrica de produtores rurais, entre os horários das 21h30 e 6 horas.
Segundo Douglas Fabrício, um estudo da FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) revela o grande número de pessoas apoiadas pelo programa, considerando a contratação de 2,3 funcionários por propriedade, sendo famílias compostas por uma média de seis pessoas. “A importância do programa aos produtores rurais deve ser considerada. É um apoio que todo o setor precisa”, enfatizou Douglas Fabrício, alertando que a interrupção do programa pode resultar em sérios problemas ao agronegócio e consequentemente a economia do estado.
O programa foi criado pela Lei Estadual 19.812, de 6 de fevereiro de 2019 e atende diretamente as atividades de avicultura, suinocultura, bovinoculturas de leite e de corte, fumicultura, aquicultura e sericicultura, que demandam uso intenso de energia elétrica.
Da Assessoria