Marta C. González foi a principal dançarina do Ballet de Nova York na década de 1960 e até Antonio Banderas compartilhou as cenas tocantes
O vídeo de uma bailarina tem emocionado pessoas ao redor do mundo. A espanhola Marta C. González, que sofria de Alzheimer e foi a principal dançarina do Ballet de Nova York na década de 1960, estava em um lar para idosos quando a organização Música Para Despertar colocou o tema de Tchaikovsky para ela ouvir em um fone de ouvido. A ONG promove o uso da música como terapia contra demências.
A cena foi tocante. De sua cadeira de rodas, Marta começou a relembrar os passos da coreografia que tanto ensaiou. Em 1967, ela foi a protagonista da peça e imagens da época foram resgatadas e inseridas no vídeo.
O diretor da fundação, Pepe Olmedo, disse em entrevista a um site espanhol que se surpreendeu com a reação da idosa. “Fomos dar um treinamento naquela residência e conhecemos a Marta. Foi algo absolutamente impressionante”, disse.
O vídeo não é novo, foi gravado há cerca de um ano e republicado para relembrar o aniversário de morte da grande bailarina Marta González. Até Antonio Banderas compartilhou as cenas. “Que essas imagens sirvam como um reconhecimento de sua arte e de sua paixão”, escreveu o ator.
Veja abaixo:
Da Veja/SP