Operação contra grupo suspeito de lavagem de dinheiro apreende Ferrari e helicóptero
Segundo a PF, o grupo é responsável pela lavagem de dinheiro proveniente de sonegação de tributos e de contribuições previdenciárias
Com o objetivo de desestruturar um grupo criminoso da região de Santo Antônio da Platina, na região do Norte Pioneiro do Paraná, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (27) a Operação Tredo. Durante a ação, uma Ferrari e um helicóptero foram apreendidos.
Segundo a PF, o grupo é responsável pela lavagem de dinheiro proveniente de sonegação de tributos e de contribuições previdenciárias.
As investigações tiveram início em 2019 e constataram a prática de ocultação e dissimulação de patrimônio através da utilização de empresas inidôneas, conhecidas popularmente como “empresas de fachada” que eram registradas em nome de terceiros (“laranjas”) e administradas efetivamente pelo líder do grupo, na maioria dos casos por meio de procurações, bem como através da aquisição de bens móveis e imóveis também registrados em nome de terceiros, inclusive de familiares.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pela 23ª Vara Federal da Curitiba.
Divulgação PF
O nome da operação, “Tredo”, faz alusão à qualidade de quem age com falsidade a uma obrigação, a um dever, no caso o recolhimento dos tributos devidos.
Os investigados responderão, em princípio, pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, além de outros que podem ser revelados com a conclusão das investigações.
Da Banda B