Notícias

Veja como vai ser votar durante a pandemia da Covid-19

Adiado em pouco mais de um mês em razão da pandemia do novo coronavírus, o primeiro turno das eleições municipais de 2020 será disputado no dia 15 de novembro sem que a Covid-19 tenha sido completamente contornada. 

Diante dessa situação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, em parceria com entidades médicas, o Plano de Segurança Sanitária – Eleições Municipais 2020, que visa reduzir ao máximo o risco de contágio pelo novo coronavírus durante o processo de votação.

O TSE incorporou às eleições rotinas comuns ao dia a dia da reabertura das atividades, como uso de máscaras de proteção individual e higienização constante das mãos com álcool em gel, e elaborou também um novo processo de votação, limitando o contato entre os mesários e entre os mesários e os eleitores.

CNN elaborou uma representação de como será votar durante as eleições de 2020. Uma das novidades é que, diante da necessidade de assinar o caderno de votação, o eleitor será aconselhado a levar a sua própria caneta para a seção eleitoral.

Identificação sem contato

Como votar com segurança nas Eleições 2020 e evitar a Covid-19
Foto: CNN
Ao adentrar ao local de votação, o eleitor deverá apresentar o seu documento original com foto a uma distância de um metro do mesário. Diferentemente do que costuma acontecer, o documento não será entregue, apenas exibido.Como votar com segurança nas Eleições 2020 e evitar a Covid-19
Foto: CNN

O plano contempla a possibilidade de que o eleitor não seja reconhecível de máscara. Caso isso ocorra, a orientação é a de que ele dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.

Como votar com segurança nas Eleições 2020 e evitar a Covid-19
Foto: CNN

Uma vez tendo identificado o eleitor, o mesário lê em voz alta o número do título de eleitor para que o presidente digite a sequência numérica em seu terminal. O presidente lê em voz alta o nome do eleitor, para que o mesário confirme que se trata da mesma pessoa. Tudo confirmado, o eleitor pode prosseguir.

Assinatura e comprovante

Como votar com segurança nas Eleições 2020 e evitar a Covid-19
Foto: CNN

O eleitor guarda o documento e higieniza as mãos com álcool em gel. A assinatura do caderno de votação seguirá tendo que ser física, mas o TSE recomenda aos eleitores que levem a própria caneta. Caso contrário, ela será emprestada e higienizada na sequência. 

Os eleitores que não puderem assinar o caderno, terão a impressão digitada através de uma almofada para carimbo. Nesse caso, o eleitor precisará higienizar a mão com álcool em gel antes e depois de utilizar a almofada.

Uma outra novidade é que, visando reduzir a possibilidade de contágio, o comprovante de votação não será necessariamente entregue. Os eleitores que quiserem o comprovante deverão pedi-lo antes de seguirem à urna eletrônica.

Votação

Como votar com segurança nas Eleições 2020 e evitar a Covid-19
Foto: CNN

O eleitor vai à urna eletrônica, seguindo o processo normal. Primeiro, digita os números de seu candidato a vereador e confirma. Depois, de seu candidato a prefeito e confirma. 

Como votar com segurança nas Eleições 2020 e evitar a Covid-19
Foto: CNN

Para evitar que a urna seja danificada, ela não será higienizada entre os eleitores. Por isso, a exigência será que cada eleitor individualmente higienize as mãos após votar. Na sequência, deixa a sessão de votação.

Do CNN Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Um Comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios