Notícias

Consulta pública para implantação de colégios cívicos-militares termina hoje

Professores, funcionários, pais e alunos maiores de 18 anos podem participar. Em Campo Mourão, comunidade escolar dos colégios Unidade Polo, Darcy José Costa, Antônio Teodoro de Oliveira (foto) e Vinícius de Morais decidem implantação ou não

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou na última segunda-feira (26) a lista dos 215 colégios em todo o Paraná que farão parte do programa para instituição de colégios cívico-militares. A confirmação da mudança nesses estabelecimentos, contudo, depende da aprovação da comunidade escolar, através de uma consulta que acontece desde ontem e termina nesta quarta-feira (28).

A consulta está sendo feita em formato de referendo, cabendo à população dizer sim ou não ao modelo proposto pelo governo. Participam da votação professores, funcionários e pais de alunos matriculados na escola, sendo que mais de 50% das pessoas aptas devem participar da consulta. Caso não haja quórum suficiente, a lei prevê que a consulta seja refeita quantas vezes for necessário. Para migrar ao modelo cívico-militar basta a aceitação de maioria simples dos votantes da escola, ou seja, 50% e mais um voto do total.

De acordo com o governo estadual, as unidades do programa foram selecionadas em municípios dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) com mais de dez mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana, além das seguintes características: alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno.

Como funciona a consulta pública para adesão a colégios cívico-militares

As consultas públicas acontecem nas escolas indicadas para o programa de colégios cívico-militares nesta terça (27) e quarta-feira (28), das 8 horas às 20 horas. Podem participar professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Caso o estudante seja maior de idade (18 anos), ele mesmo participa da consulta. É preciso levar um documento pessoal para votar e pais ou responsáveis votam de acordo com o número de matriculados sob sua tutela na escola, ou seja, uma mãe com três filhos pode votar até três vezes. É recomendável que cada pessoa leve sua própria caneta para registrar a assinatura.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios