Notícias

Região Noroeste elege 29 inspetores para gestão 2021-2023 do Crea-PR

Eleição eletrônica aconteceu em agosto, e contou com a participação de 2.813 profissionais registrados no Conselho em todo o Estado. Eleitos e reeleitos serão empossados em 1º de janeiro

Profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) escolheram, no final de agosto, os 174 inspetores que irão atuar em todo o Estado, no mandato 2021-2023. A eleição contou com a participação de de 2.813 profissionais registrados no Conselho. Na região Noroeste foram eleitos 29 inspetores, sendo 21 eleitos em seu 1º mandato e outros oito reeleitos. Nas inspetorias de Maringá, Cianorte, Campo Mourão e Umuarama foram preenchidas as seis vagas disponibilizadas, sendo que seis inspetores foram reeleitos. Já na Inspetoria de Paranavaí, foram cinco eleitos para o novo mandato. Todos eles tomam posse juntamente com o novo presidente do Crea-PR, no dia 1º de janeiro de 2021.

Conforme o gerente regional do Crea-PR, em Maringá, o Engenheiro Civil, Hélio Xavier da Silva Filho, o inspetor desempenha um importante papel junto ao Conselho. “ A função é aprimorar o processo fiscalizatório do Conselho, exigir e buscar a efetiva participação dos profissionais nas obras e serviços e contribuir nas discussões de Políticas Públicas de desenvolvimento do Estado”, completa.

O período de votação aconteceu de 10 a 24 de agosto e contou com a participação de 2.813 profissionais registrados em todo o Estado, que tiveram a oportunidade de votar através do acesso restrito no site do Conselho. O pleito ocorreu para eleger inspetores de seis modalidades, um para cada Câmara Especializada (Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Engenharia Química, Geologia e Minas, e Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho), em cada uma das 35 inspetorias do Crea-PR, totalizando 210 vagas. 

A Engenheira Eletricista Aline Priscila Bortoloto, reeleita na Inspetoria de Maringá, frisa que a importância da função é poder defender a profissão e profissionais comprometidos com a ética. “É realmente uma honra contribuir na função de inspetora, na interface do Conselho com os profissionais, porque a gente acaba aprendendo muito e reforça a importância do exercício profissional na proteção à sociedade”. Ele já foi inspetora na Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-PR na gestão de 2015-2017. 

Na Inspetoria de Paranavaí, um dos reeleitos é o Engenheiro Mecânico Marcos Antônio Pintor Junior, que acredita que, por meio da função, poderá estar ainda mais conectado com a profissão. “Como profissional registrado, e entendendo que o sistema trabalha em prol da profissão, penso ser de extrema importância a participação, pois somente com este trabalho podemos contribuir para o crescimento, o respeito e a valorização das Engenharias e Agronomia”, diz. 

Ainda segundo o Engenheiro Mecânico, cada área da Engenharia possui seu inspetor. “O inspetor é constantemente convidado a participar de reuniões e é nessas reuniões, no caso reuniões de Inspetoria, que podemos orientar o departamento de fiscalização, para que esses atuem de forma mais certeira, como um meio de valorizar a profissão e impedir que a população seja prejudicada. Uma experiência que tive, e que me deixa orgulhoso, foi de representar o presidente do Crea-PR em uma reunião de criação de um Comitê Estadual”, lembra. 

Abaixo, segue a lista dos eleitos e reeleitos na região Noroeste por Inspetorias:

Fonte: Crea/PR

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo