Notícias

‘Covidiotas’: aérea e passageiros são criticados por voo que terminou com 16 infectados

Até agora, 16 passageiros do voo TOM6215, com origem em Zaquintos e destino Cardiff (País de Gales), testaram positivo para o coronavírus

Um voo que saiu da ilha grega de Zaquintos e deixou quase 200 pessoas em isolamento devido à preocupação com a covid-19 foi uma verdadeira “bagunça”, segundo relataram passageiros presentes na viagem à BBC.

Uma passageira disse que o voo da companhia aérea Tui, em 25 de agosto, estava cheio de “covidiotas” e “tripulantes ineptos que não davam a mínima (aos cuidados)”. Outro afirmou que “não havia muito” rigor, por parte da tripulação, com o cumprimento às regras.

Até agora, 16 passageiros do voo TOM6215, com origem em Zaquintos e destino Cardiff (País de Gales), testaram positivo para o coronavírus.

A Tui se posicionou afirmando que a segurança é uma prioridade e que está preocupada com as reclamações.

“Nossa tripulação é treinada segundo os mais altos padrões”, disse a companhia aérea. “Uma investigação completa está em andamento, pois essas preocupações não haviam sido relatadas até agora ou durante o voo.”

Os 193 passageiros e tripulantes presentes foram orientados a se isolar por duas semanas.

Autoridades de saúde afirmaram que sete pessoas de três grupos diferentes a bordo eram potenciais transmissoras da doença.

Giri Shankar, do serviço público de saúde de Gales, disse à rádio BBC Radio Wales que as pessoas voltando de Zaquintos estão “pegando o vírus e acendendo um alarme”.

A Grécia e suas ilhas permanecem na lista do Reino Unido de lugares isentos de quarentena, o que significa que pessoas vindas de lá não precisam se isolar após retorno.

‘Fiasco’

Stephanie Whitfield disse que ela e o marido decidiram se isolar antes mesmo de saberem dos casos positivos.

“Este voo foi uma bagunça. O cara ao meu lado estava com a máscara no pescoço. Não só a companhia deixou de exigir que ele a colocasse no rosto, como também lhe deu uma bebida de cortesia quando o homem disse que conhecia um membro da tripulação”, lembra Whitfield.

“Muitas pessoas estavam tirando as máscaras e vagando pelos corredores para falar com outras.”

“Assim que o voo pousou, um monte de gente tirou as máscaras imediatamente. O voo estava cheio de ‘covidiotas’ egoístas e uma tripulação inepta que não dava a mínima.”

Whitfield disse, no entanto, que chegou a ver um funcionário pedindo que um passageiro colocasse a máscara.

“Mas a grande maioria das pessoas não foi abordada”, lembra.

O casal resolveu fazer um teste, porque apresenta sintomas leves, mas o resultado não foi divulgado.

Victoria Webb também estava no voo e disse que só ficou sabendo do surto quando sua mãe lhe enviou um link de uma matéria da BBC News — e ela estava no meio de outra viagem, de Cardiff para Londres.

“Fiquei surpresa e um pouco perdida sobre o que fazer quanto a isso”, diz.

“Falei com o gerente do trem (que estava quando leu a notícia). Ele ficou preocupado mas foi profissional e, após uma conversa com sua equipe, me transferiu para um vagão onde fiquei sozinha pelo resto da viagem.”

“Também trocamos informações para que eu pudesse informá-lo quando recebesse o resultado do meu teste.”

Ela agora está em quarentena, seguindo as orientações das autoridades, mas diz não ter recebido qualquer contato do governo para rastreamento ou acompanhamento.

Da BBC Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios