TWITCH lança categoria de “Esportes Tradicionais” e futebol está na mira
Os serviços de streaming são uma das alternativas de entretenimento mais procuradas atualmente – seja por sua variedade de conteúdos ou sua facilidade de acesso, este nicho vem ganhando mais adeptos a cada dia. Dentre as plataformas mais populares está o Twitch, que é considerada a maior ferramenta de transmissão de jogos eletrônicos ao vivo do globo. Com a popularização da plataforma, seus proprietários estão querendo alcançar novos mercados, e ao poucos estão adentrando no nicho das transmissões dos esportes tradicionais – principalmente o futebol, que além de ser uma paixão do povo brasileiro, é extremamente popular na maioria das regiões do planeta. Desta forma, a plataforma criou recentemente uma categoria para gerenciar estes novos conteúdos esportivos.
Ampliação do público de streaming
Segundo o The Verge, um portal de notícias online, a Amazon (detentora da Twitch) busca acordos com clubes de grande expressão no futebol mundial que incluem o Real Madrid, Paris Saint-Germain, Arsenal e Juventus, com o principal intuito de transmitir jogos de futebol ao vivo. Esses times além de atraírem milhares de telespectadores, são os favoritos dos que curtem visitar uma plataforma online com as melhores casas de aposta no Brasil, pois além de serem seguras e confiáveis, são ótimas formas de se dar palpites estratégicos em partidas do time do coração. A nova categoria criada, Esportes, deve abranger conteúdo de diversos torneios famosos como a NBA ( National Basketball Association), NHL (National Hockey League), UFC (Ultimate Fighting Championship), NWSL (National Women’s Soccer League) e RFL (Rugby Football League). Como forma de destacar o investimento no nicho, a plataforma de stream relançou o seu TwitchSports, que inicialmente era um programa jornalístico liderado pelo ex-futebolista do extinto Chivas USA, Jimmy Conrad.
Surpreendentemente, essas novidades apareceram poucas semanas após a Amazon utilizar a plataforma para “streamar”, pela primeira vez na história, uma partida da Premier League (Campeonato Inglês de Futebol) gratuitamente. Porém, vale lembrar que a empresa de Jeff Bezos realiza streams do Thursday Night Football e também adquiriu os direitos de transmitir partidas da UEFA Champions League. Além disso, ela assinou um contrato em 2019 como parceira oficial do USA Basketball.
O mercado do streaming
Com o isolamento social imposto pela crise sanitária mundial, os serviços de streaming que já eram parte do nosso dia-a-dia passaram a ser ainda mais procurados. Atualmente, essas ferramentas audiovisuais se consolidaram como o principal canal para o consumo de filmes, séries, documentários e shows. Mas nem tudo é tão fácil ou simples, e as companhias estão em uma disputa cada vez mais acirrada por telespectadores, já que este mercado é avaliado em bilhões de dólares.
Segundo dados colhidos pelo Omelete Group e Ibope Conecta, empresas como Amazon Prime Video, Netflix e HBO Go têm a expectativa de arrecadar US$ 46 bilhões, superando até mesmo a indústria do cinema – que tem previsão de ganho de US$ 40 bilhões. Segundo a pesquisa, cerca de 76% dos entrevistados optam pelo serviço de streaming por conta do preço mais acessível, o que ocasionou a queda de 10% dos planos de TV por assinatura em 2019.
No Brasil, a pioneira a trazer esse tipo de ferramenta audiovisual foi a Netflix. Em 2011, ela deu seus primeiros passos em território nacional e transformou o mercado pelo qual poucos investidores se interessavam em um dos mais lucrativos do mundo. Porém, esse nicho está atraindo as mais diversas empresas atualmente, e a concorrência está mais acirrada que nunca. O maior concorrente interno é a Globo Play, já dentre aqueles vindos do exterior estão a Amazon Prime Video, HBO Go e a Disney+, que investem pesado para ocupar o primeiro lugar do mercado e desbancar a Netflix.