Iván Zaboróvski, de apenas 16 anos, tem quadro estável e não corre risco de vida
A imagem do treinamento do Znamya Truda impressiona. O jovem goleiro Iván Zaboróvski, de 16 anos, foi atingido por um raio esta semana, enquanto se preparava para um exercício no campo (o vídeo abaixo mostra o lance, com imagens fortes).
En #Rusia ??, Iván Zaboróvski, de 16 años, se disponía a patear cuando fue impactado por un rayo. El joven sufrió un paro respiratorio y fue trasladado a un hospital, donde permanece en estado de coma inducido. pic.twitter.com/OdtPOEtiX9
— Futbolistas AXEM (@FutbolistasAXEM) July 7, 2020
Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e teve queimaduras em várias partes do corpo. O goleiro foi levado direto para o hospital Lyubertsy, onde permanece em coma induzido. Na hora do incidente, o céu estava nublado, mas não chovia nem ventava. O clube postou nas redes sociais que o quadro clínico do jovem é estável e ele não corre risco de vida.
– Os médicos classificam a condição de Ivan como estável, eles o removeram dos respiradores artificiais e gradualmente o tiraram do coma artificial – afirmou o diretor de futebol do clube, Igor Mayorov.
Tal quadro só foi possível graças à rápida iniciativa do treinador Anton Basov, que prestou os primeiros socorros. O técnico fez respiração boca a boca e massagem cardíaca antes da chegada da ambulância oito minutos depois.
O acidente ocorreu na cidade industrial de Orekhovo-Zuievo, 85 quilômetros a leste de Moscou. Goleiros de outros clubes russos prestaram solidariedade a Ivan: os três arqueiros do Lokomotiv Moscou, equipe da elite do futebol local, gravaram um vídeo de apoio ao goleiro. Entre eles, o brasileiro naturalizado russo Guilherme, à esquerda do vídeo abaixo.
Гилерме, Антон Коченков и Никита Медведев выразили поддержку 16-летнему вратарю клуба «Знамя Труда» Ивану Заборовскому, в которого попала молния на тренировке.
— «Локомотив» (@fclokomotiv) July 7, 2020
Здоровья, Ваня! ?? pic.twitter.com/JAr3xedYia
Do G1