Notícias

Iniciada a castração de animais através de programa do Governo do Estado, Prefeitura e PAIS; fotos e vídeo

Protetores de Animais Independentes (PAIS), a entidade protetora de animais de Campo Mourão, cadastrou quase seiscentos animais (cães e gatos) que serão castrados de hoje a terça-feira

No início da manhã desse domingo, dia 5, teve início o programa em que a PAIS (Protetores de Animais Independentes), entidade protetora de animais mourãoense, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e com o Município de Campo Mourão, realizará a castração de mais de 550 animais (cães e gatos) pertencentes a famílias de baixa renda da cidade, que foram cadastrados no PET Amigo.

Desde as primeiras horas da manhã SEAMA recebeu inscritos no programa

A campanha tem por objetivo principal reduzir a população de cães e gatos e a prevenção de zoonoses.

Voluntárias da PAIS realizando anotações finais

Segundo a vereadora Elvira Schen, uma das voluntárias da PAIS, neste domingo devem ser castrados 220 animais, amanhã outros 220 e na terça-feira, mais 113.

Elvira destaca que para ter sucesso no controle de animais nas ruas e da zoonose (doenças transmitidas por animais), esse programa deve ser realizado anualmente por pelo menos sete anos seguidos.

Inscritos aguardando atendimento respeitando distância conforme determinação da saúde

Inscrição

Durante três dias, de 17 a 20 de junho, voluntários da PAIS realizaram as inscrições dos interessados em cadastrar seus animais. Sendo que cada residência poderia cadastrar até três animais, com apresentação de comprovante de residência, de renda familiar e documentos pessoais.

Já castrado, gatinho passa procedimentos finais recebendo roupinha pós-cirúrgica

No Paraná, 15 mil animais domésticos serão castrados

Ainda sob efeito da anestesia, animalzinho está pronto para ir para casa

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo começou no mês de abril a castração de 15 mil animais domésticos, em 45 municípios paranaenses. A ação visa o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.

Barraca do pré-operatório

É uma grande iniciativa do Governo do Estado para melhorar a saúde dos animais e das pessoas que convivem com eles”, disse o secretário Márcio Nunes. “É importante frisar que os serviços veterinários se encaixam como atividades essenciais”, afirmou.

Os convênios com os municípios foram firmados no final do ano passado.

“Todos os animais deverão ser cadastrados no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia, e os tutores receberão as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura”, explica a diretora de Políticas Ambientais da Secretaria, Fabiana Campos.

Todos os animais receberão um microchip, cujo número também constará no Pet Amigo.

MUNICÍPIOS – Confira os municípios que receberão as ações de castração gratuita: Araruna, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Janiópolis, Luiziana, Mamborê, Quarto Centenário, Terra Boa, Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Cruzeiro do Oeste, Esperança Nova, Guaíra, Icaraíma, Iporâ, Maria Helena, Mariluz, Perobal, Pérola, Santa Isabel do Ivai, Tapejara, Alto Paraná, Apucarana, Borrazópolis, Cambira, Flórida, Jandaia do Sul, Maringá, Paranavaí, Peabiru, Sarandi, Campo Mourão, Colombo, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Capanema, Foz do Iguaçu, Matelândia, Santo Antônio do Sudoeste, São Miguel do Iguaçu, Bituruna e Imbituva.

Vídeo da PAIS mostra interior do castramóvel

Da Redação com fotos e vídeo da PAIS

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo