Notícias

Funcionário de escola infectado com Covid-19 faz apelo; SEED diz que ele está afastado há meses

“Fechem as escolas. É um vírus muito contagioso. Ele vai acabar com nossas famílias. Por favor, fechem!”

Infectado com o novo coronavírus e respirando com auxílio de oxigênio, o funcionário de escola, Fernando Basto de Oliveira, gravou um vídeo emocionante para fazer um apelo aos seus colegas de trabalho. “Fechem as escolas. É um vírus muito contagioso. Ele vai acabar com nossas famílias. Por favor, fechem!”

O educador conta que foi internado na última segunda-feira (6). Em seu relato ele acrescenta que no dia anterior seu pai faleceu e sua irmã, que também é funcionária de escola, foi internada na UTI, ambos em decorrência de covid-19. Oliveira tem 37 anos e trabalha em um colégio da periferia de Curitiba.

A Secretaria de Estado da Educação enviou nota onde se solidariza com a situação de Fernando Basto de Oliveira, mas esclarece que em momento algum ele foi convocado para atuar presencialmente na escola desde o início da pandemia do coronavírus, uma vez que ele está afastado do trabalho desde antes da pandemia.
Em nota, a secretaria também garante que a irmã dele também não foi convocada ao trabalho presencial durante este período, pois está de licença especial.
“A Secretaria reforça a determinação de que todo servidor que integre o grupo de risco não deve participar da entrega de merenda ou qualquer atividade presencial, seja ela ligada a Seed ou não. A orientação para estes servidores é para que permaneçam em suas casas, isolados e em quarentena.
As escolas estão fechadas, funcionando apenas para a as atividades essenciais, como a entrega de merendas a cada 15 dias. A entrega é um serviço essencial, já que se trata da alimentação de 231 mil famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Paraná, que sem os mantimentos fornecidos pelo governo do estado, estariam em uma situação ainda mais delicada durante a pandemia.
Até o momento mais de 17,9 milhões de quilos de alimentos já foram entregues pela Secretaria, sendo grande parte vindo da agricultura familiar, garantindo também a renda de milhares de famílias em todo o Paraná”, diz a nota.
A Secretaria de Estado da Educação ressalta que cada diretor de escola é responsável pela convocação dos servidores que irão atuar nesta entrega. Sendo vetada a convocação de qualquer integrante do grupo de risco, conforme proibição que consta em diversos decretos estaduais.

A Seed também reforça que segue com rigor o decreto estadual, mantendo em sua operação apenas os serviços considerados essenciais, realizados sempre com rigorosos protocolos sanitários.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios