Em C. Mourão, aberto cadastro para cessão voluntária de imagens de câmeras particulares de monitoramento
A prefeitura de Campo Mourão avança mais uma fase na implantação do sistema de monitoramento compartilhado de câmeras de segurança. A partir desta quarta-feira (24) até dia 3 julho qualquer cidadão que tenha câmera na residência ou comércio poderá autorizar a utilização das imagens pelos órgãos de segurança por meio de um de um cadastro. O formulário estará disponível na página do município na internet.
Segundo o coordenador geral do município, Carlos Alberto Facco, nessa fase serão analisadas as câmeras que poderão ser compartilhadas na plataforma de monitoramento da empresa contratada pelo município.
“A ideia é criar uma rede com no mínimo 240 câmeras para os órgãos de segurança, que já realizaram um mapeamento dos pontos estratégicos da cidade”, explica Facco.
O cadastro é simples, com endereço, dados pessoais e da câmera para que a empresa faça o georreferenciamento. A qualidade da imagem e localização são os requisitos básicos para aproveitamento da câmera.
“É bom lembrar que o interesse é por câmeras voltadas para o espaço público. A cessão da câmera é voluntária e o proprietário não será remunerado por isso”, acrescenta o coordenador.
Ele lembra que o cadastramento não significa que a câmera será utilizada. “O mapeamento feito pela Polícia é que vai definir”, reforça.
Trata-se de um projeto inovador que vai ajudar os órgãos de segurança da cidade com a disponibilização de imagens acopladas numa plataforma, com funcionalidades que utilizam inteligência artificial para reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, identificação de objetos, entre outros.
Da Redação com Assessoria