“Fumacê” contra a dengue será concluído neste sábado em 11 bairros de C. Mourão
Os 11 bairros de Campo Mourão com maior expansão de casos de dengue, que já receberam dois ciclos de pulverização de inseticida (fumacê), serão percorridos neste sábado (16) pela manhã com a última aplicação. “Faz parte do protocolo três aplicações com intervalo de sete dias”, explica o chefe da Vigilância em Saúde, Carlos Bezerra.
O “fumacê” será realizado a partir das 6 horas da manhã na Vila Guarujá, Cohapar, Bandeirantes, Vila Cândida, Novo Horizonte, Alvorada, Modelo, Santa Cruz, Mário Figueiredo e Aparecida e Silvana-Batel. O trabalho será realizado com veículos disponibilizados pela 11ª Regional de Saúde, com apoio do município, que está com epidemia de dengue.
A orientação aos moradores ao ouvirem o barulho da camioneta do fumacê é abrir as portas e janelas, proteger alimentos e água para consumo e cobrir gaiolas de aves e colméias. “A água de bebedouros de animais deve ser trocada após a aplicação”, orienta Bezerra, ao pedir a colaboração da população para não deixar água parada nos imóveis, mesmo com a queda de temperatura.
Do mês de agosto de 2019 até a semana passada foram registrados 1.004 casos positivos de dengue, dos quais 8 importados. “Temos realizado um trabalho permanente de campo, mas necessitamos da colaboração da população para que esse trabalho apresente resultados”, lembra o chefe da Vigilância.
Da Assessoria