Caminhada ecológica recolheu 312 sacos de lixo de 100 litros
A Caminhada Ecológica realizada no sábado (23) que teve como pontos de referência oito localidades da área urbana de Campo Mourão, recolheu 312 sacos de lixo de 100 litros. A ação, que é realizada mensalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê Gestor da Dengue, teve a participação de 152 pessoas. Um grupo de voluntários do projeto “Campo Mourão Cidade Limpa, Cidade Verde”, também realizou um trabalho de educação ambiental no comércio da área central.
A caminhada teve como pontos de referência os bairros Vila Cândida, Fortunato Perdoncini, Ipê, Aeroporto, Centro, Araucária, Cidade Alta 2 e Cidade Nova. Além de agentes de endemias e da Secretaria Municipal de Educação, participaram integrantes das associações de moradores dos jardins Araucária, Cidade Alta 2 e Cidade Nova, Unimed, Maçonaria e acólitos e coroinhas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Jardim Tropical).
O presidente do Comitê Gestor, Carlos Bezerra, explicou que os sacos de lixo foram fornecidos pelo município e pela Unimed aos participantes. Foram recolhidos diversos tipos de materiais que acumulam água dispensados irregularmente em espaços públicos ou terrenos baldios. “Mesmo com campanhas intensivas, todo mês a gente encontra o mesmo tipo de lixo jogado nos mesmos locais, o que demonstra a falta de responsabilidade de muitas pessoas com o meio ambiente”, lamenta Bezerra.
O último Levantamento de Índice realizado no início de novembro constatou uma infestação do mosquito Aedes aegypti de 2,61 por cento. “Há epidemia em alguns municípios da região e estamos num período de calor, que é propício para o vetor, por isso não podemos descuidar. É preciso que todos façam sua parte verificando seus quintais de forma corriqueira”, acrescenta Bezerra.