Parque Tecnológico de Campo Mourão credenciado pelo Governo do Estado do Paraná
O Parque Tecnológico Tecnocampo, de Campo Mourão, foi um dos 18 parques tecnológicos credenciados, de forma provisória, pelo Governo do Estado do Paraná. O objetivo é criar ecossistemas mais unificados e sofisticados para empresas, incubadoras e instituições de pesquisa compartilharem conhecimento, equipamentos e recursos. A partir desse credenciamento, eles também poderão acessar recursos estaduais. Os certificados foram entregues pelo Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, durante a abertura da Semana Paraná Inovador, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Os parques tecnológicos são públicos e privados e ficam localizados em cidades onde existem universidades públicas e instituições privadas. O governador afirmou que a administração estadual precisa unir a produção científica das universidades (estaduais e privadas), as estruturas municipais e o setor privado em prol de uma agenda que gere soluções mais eficientes e inovadoras para as diversas áreas, na educação, saúde, turismo e agronegócio.
“Estamos em uma fase no município onde a tecnologia, dentro das instituições de ensino em nossa cidade, tem sido muito valorizadas. Existe esta parceria com o município, e desta forma, tudo o que o universitário produz em seu ambiente de estudos pode gerar divisas para o município, bem como a sua independência financeira. Por isto a administração municipal é parceira e este incentivo do governo estadual também é de fundamental importância para que tudo isto seja realizado”, informa Carlos Alberto Facco, Secretário do Desenvolvimento Econômico do Município de Campo Mourão. O prefeito Tauillo Tezelli recebeu o certificado no evento realizado em Curitiba.
“É uma prova que Campo Mourão está no caminho certo no que diz respeito ao avanço tecnológico, que é uma tendência para os próximos anos, haja vista que o mundo vai cada vez mais e mais dominado pela tecnologia, o que tem base dentro das nossas universidades, com o conhecimento dos universitários. E a cidade é bem servida por instituições de ensino que tem dentro da sua linha curricular os trabalhos de pesquisa e tecnologia, o que também é muito favorável quando pensamos na economia local”, destaca o prefeito.