Combate a dengue proíbe recipientes que possam acumular água no cemitério de C. Mourão
A prefeitura de Campo Mourão publicou decreto nesta sexta-feira (7), publicado no órgão oficial do município, que determina a eliminação de recipientes ou ornamentos que possam acumular água ou servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti nos cemitérios municipais.
O decreto especifica que os jazigos, capelas, túmulos entre outros não poderão ter quaisquer tipos de resíduos, plantas, de metal ou outros, vasos móveis ou fixos (com plantas ou não), plantas ornamentais, árvores móveis ou outros que possam acumular água e possibilitar a proliferação de larvas.
Os familiares ou responsáveis têm prazo de 30 dias contados da publicação do decreto para retirar os objetos dos túmulos. Caso contrário, a administração municipal ou a concessionária do cemitério fica autorizada a retirar sem nada indenizar. Nas ocasiões de sepultamento, quaisquer ornamentos (coroas, flores naturais e outros) eventualmente utilizados deverão ser retirados no prazo máximo de 72 horas.
Em caráter excepcional, será permitido, no período de Finados (25 de outubro a 09 de novembro), somente a colocação de vasos de flores naturais, que devem ser retirados após esse período. “As floriculturas deverão se adaptar ao novo sistema, tendo em vista que se trata de questões relevantes de interesse público e exposição de risco à coletividade”, cita o artigo 6º do decreto. (foto: ilustração)
Fonte: Da Redação com Assessoria