Luiziana confirma três casos de dengue. Nove pacientes sob suspeita
De acordo com dados repassados pela Secretaria de Saúde de Luiziana, foram confirmados três casos da doença, sendo 2 autóctones (pessoa que contraiu a doença em Luiziana) e 1 dos casos confirmados é importando, ou seja, que contraiu a doença em outra cidade.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor, Fernanda Assis, de janeiro até agora 16 casos foram notificados, dessas 4 pessoas fizeram o exame e o resultado foi negativo, outros nove pacientes ainda aguardam o resultado do exame.
A Secretaria de Saúde informou ainda que em todas as residências onde há casos suspeitos os agentes de saúde fizeram o trabalho de bloqueio, orientação e também a aplicação de veneno, para eliminar focos do mosquito.
Os trabalhos estão sendo intensificados em todos os bairros da cidade, para evitar que mais casos suspeitos apareçam. Uma das ações dos agentes foi o uso de uma massa ecológica no oco das árvores, que é um dos locais que acumula água da chuva e que há procriação do mosquito Aedes Aegypti.
Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até as residências de Luiziana, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.
Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:
1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
Fonte: Da Redação com Assessoria