APAE Campo Mourão comemora 41 anos nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, dia 17, a APAE de Campo Mourão completa 41 anos de atuação com comprometimento, tendo como missão promover e articular ações de defesa de garantia de direitos, de atendimento especializado e de apoio à família das pessoas com deficiência preferencialmente intelectual e múltipla, buscando sua inclusão social.
Recursos. Os recursos financeiros para manutenção são resultados de doações da comunidade mourãoense, convênios com os municípios de Campo Mourão, Farol e Luiziana; Governos Estadual e Federal; Clubes de Serviço como o Rotary e outros órgãos não governamentais.
Regulamentação. Em 2012, o Governo do Paraná sancionou a Lei TODOS IGUAIS PELA EDUCAÇÃO, que regulamentou a criação de Escolas de Educação Básica na Modalidade Educação Especial no Estado, e, com isso, a Escola Josephina Wendling Nunes, mantida pela APAE de Campo Mourão, recebeu a regulamentação sendo que já há 36 anos possuía a autorização de funcionamento. A Escola pauta sua atuação no Plano Político Pedagógico, construído com participação de toda a comunidade Escolar atendendo 350 alunos.
Atendidos. Em Campo Mourão, a Associação atende 509 pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Segundo o Censo IBGE 2010, nossa cidade conta com 1.185 pessoas com deficiência intelectual, sendo que a APAE atende 453 delas. A entidade atende ainda 36 pessoas de Luiziana e 20 do município de Farol.
Atendimento. Na área da saúde a APAE oferece atendimento aos que necessitam de estimulação neuro-sensorial, oferecendo avaliação, atendimento, habilitação, reabilitação ambulatorial, nas áreas de Neurologia, Pediatria, Psiquiatria, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Assistência Social, Odontologia, e Oftalmologia.
Clique na imagem para ver galeria com alunos e seus familiares
Fonte: Da Redação com Assessorias