Os resultados alcançados por Campo Mourão na última edição da campanha Imposto de Renda Solidário serão apresentados na reunião mensal ordinária da Associação Comercial e Industrial (Acicam) que acontece nesta quarta-feira, a partir das 18h30min. Realizada já há 26 anos, a campanha retém na cidade parte do tributo federal devido por pessoas físicas e jurídicas, beneficiando entidades que atendem crianças, adolescentes e idosos em situação de risco social.
A apresentação dos resultados será feita pelo Fórum de Entidades Filantrópicas de Campo Mourão, representado por Idnei Hundsdorfer (presidente do Sindicato dos Contabilistas – SinConCam) e outros membros da instituição. Embora abaixo da expectativa inicial – que era de chegar a R$ 3,1 milhões -, a campanha IR Solidário/2024 arrecadou R$ 2.066.341,79 milhões. Um resultado 5,5 por cento superior ao alcançado em 2023, quando arrecadou R$ 1.958.183,55.
Neste ano, o Fundo Municipal do Idoso ficou com R$ 1,17 milhão, enquanto para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente foram destinados R$ 894,4 mil. Os recursos destinam-se a ações e projetos desenvolvidos por nove entidades socioassistenciais locais: Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Ana, Centro de Educação Santa Rita (Cedus), Casa Lar Infantil Miriã, Comunidade Terapêutica Lar Dom Bosco, Abrigo A Mão Cooperadora, Associação Dojo.com, Associação Sou Arte, Apae e a Associação dos Amigos do Autista.
A campanha teve a adesão de 942 contribuintes (935 pessoas físicas e sete pessoas jurídicas). Ou seja, cerca de 10 por cento dos contribuintes mourãoenses do Imposto de Renda em condições de participar. O potencial de arrecadação no Município chega a R$ 6,9 milhões. A meta do Fórum de Entidades é chegar a 50 por cento desse montante.
Com o resultado alcançado neste ano, Campo Mourão ficou em quinto lugar na classificação dos municípios paranaenses que mais retiveram IR . A campanha tem a adesão de inúmeras instituições locais. Dentre elas, o Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (SinConCam), que arregimenta os profissionais no trabalho de sensibilização dos contribuintes do Imposto de Renda (pessoas físicas e jurídicas) para adesão à campanha.
Campo Mourão figura entre os primeiros municípios paranaenses a realizar a campanha. Nos últimos sete anos foram arrecadados cerca de R$ 10 milhões.
Como funciona
Por meio da campanha, o contribuinte pode destinar parte do imposto que pagaria ao governo federal para os dois fundos municipais. Todo o montante arrecadado é destinado ao custeio de programas e ações desenvolvidos pelas entidades cadastradas, em benefício de um futuro melhor para crianças e adolescentes e também para dar dignidade aos idosos carentes.
Pode ser destinado até seis por cento do IR, o que não implica em gastos maiores para o contribuinte.