No dia 12 de outubro o Brasil comemora a dia de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida, nome católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré.
O seu santuário está localizado na cidade de Aparecida (SP), na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Em Campo Mourão, na Vila Urupês, existe o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida (ver histórico abaixo).
O local foi consagrado pelo papa João Paulo II, em julho de 1980. No mesmo ano, o dia 12 de outubro foi decretado feriado nacional.
Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI, quando foi coroada.
A história de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida tem início em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves jogavam suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas em vão e com fome, já descendo o curso do rio, eles jogaram novamente suas redes e encontraram o corpo de uma estátua com a imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa, apanharam a cabeça da imagem. Envolveram o que encontraram em um lenço. Depois disso, voltaram a pescar e conseguiram captar muitos peixes. Por conta disso, a imagem passou a ser adorada na região de Porto de Itaguaçu.
Cada vez mais fiéis procuravam pela imagem e teve início a construção da atual basílica na região que, futuramente seria a cidade de Aparecida, em homenagem à santa.
Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou, como pagamento de uma promessa, uma coroa de ouro com diamantes e rubis, juntamente com um manto azul.
Em 1978, a estátua sofreu um atentado de um jovem transtornado, foi despedaçada, mas acabou restaurada pela artista plástica Maria Helena Chartuni.
Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida de Campo Mourão.
No ano de 1967, durante a realização de Missões em Campo Mourão, iniciou-se a conscientização de ter um ambiente próprio para celebrações na Vila Urupês. Visto que os encontros eram feitos no clube de mães. Neste sentido formou-se uma comissão de moradores para trabalhar com o objetivo de adquirir um terreno para a construção de uma igreja.
A comissão, com a ajuda da comunidade, através de festas e quermesses, comprou uma parte e conseguiu a doação da outra parte do terreno, que hoje forma a matriz.
O antigo barracão, de 90 metros quadrados, foi construído em mutirão, inaugurado no final de 1971 e dedicado a Nossa Senhora Aparecida.
Os trabalhos foram levados à frente e logo iniciaram a construção da capela, que foi inaugurada no dia 24 de dezembro de 1974, pelo bispo D. Eliseu Simões Mendes.
Como a comunidade se expandia diariamente, o então bispo D. Virgílio de Pauli, depois de analisar as atividades da capela elevou-a para Paróquia Nossa Senhora Aparecida em 27 de março de 1982.
Com a dedicação e o trabalho dos padres, que passaram, aumentou intensamente o número de participantes. Reformou-se a igreja e suas dependências, e a paróquia foi elevada, pelo bispo D. Mauro Aparecido dos Santos, a Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro de 2002.