O prefeito Tauillo Tezelli autorizou a convocação em caráter emergencial de médicos aprovados em concurso público para substituir os médicos cubanos contratados pelo Programa Mais Médicos, do governo federal. Por determinação do governo de Cuba, a partir desta terça-feira (20) os cinco médicos que trabalhavam no município paralisaram as atividades para retornar ao país.
Segundo o diretor geral da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, os médicos cubanos atendiam nas UBS do Cohapar, Centro Social Urbano, Lar Paraná, Jardim Copacabana e Cidade Nova. Nas unidades do Lar Paraná, Copacabana e Cidade Nova a partir desta quarta-feira não haverá atendimento dos médicos da Estratégia Saúde da Família até que os profissionais convocados do concurso público assumam.
Nesta terça-feira foi publicado no Diário Oficial da União o edital do programa Mais Médicos” com cinco vagas para Campo Mourão. “Temos que esperar os trâmites desse processo seletivo do Ministério da Saúde para substituição dos médicos cubanos”
Fonte: explica Sérgio