O que parecia ser um comovente gesto de solidariedade acabou se revelando um golpe que enganou mais de 14 mil pessoas e diversos meios de comunicação em todo o mundo.
Tudo começou em novembro de 2017, quando o casal americano Kate McClure e Mark D’Amico lançou uma campanha de arrecadação na internet para Johnny Bobbitt, morador de rua que teria ajudado eles quando ficaram sem gasolina na estrada.
Seria uma maneira de agradecer a generosidade dele.
A imagem da campanha era uma foto de McClure ao lado de Bobbitt, um veterano de guerra viciado em drogas que vivia há vários anos nas ruas.
A legenda dizia que Bobbitt usara seus últimos US$ 20 para ajudar McClure e D’Amico, quando o combustível do carro deles acabou no meio de uma rodovia na Filadélfia.
Com o dinheiro arrecadado, McClure e D’Amico compraram roupas e um trailer para Bobbitt.
Além disso, avisaram aos doadores que depositariam o montante em duas instituições financeiras e que usariam uma parte para contratar um advogado e um consultor financeiro para auxiliar Bobbitt a administrar o fundo.
A realidade, no entanto, era muito diferente.
‘Bom demais para ser verdade’
A história que motivou a campanha parecia ser boa demais para ser verdade”
Fonte: disse Scott Coffina