Ícone do site CRN1.com.br

Exposição de fotografias de Sebastião Salgado no Dia Mundial da Criatividade

Evento também terá performances de interpretação de textos inspirados nas obras

Entre as muitas atrações programadas para o Dia Mundial da Criatividade, em Campo Mourão, está a exposição de trabalhos do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. A mostra vai acontecer nas dependências da Casa da Cultura no dia 22, às 20h40min, com a programação incluindo performances de atores e atrizes, interpretando textos autorais inspirados nas obras.

A atividade será coordenada pela atriz, professora de teatro e comunicação Priscila Beatriz Carneiro Rodrigues, que desde 2014 faz parte do Grupo Experimentos de Teatro, onde atua também como diretora, produtora e dramaturga. Ela é ainda graduanda no curso de Licenciatura em Teatro e atualmente é coordenadora de Ação Teatral e da Escola Municipal de Artes Circenses da Secretaria de Cultura de Campo Mourão.

Sebastião Salgado

O vasto currículo de Sebastião Ribeiro Salgado Júnior – fotógrafo documental e fotojornalista – aponta a conquista de mais de 15 prêmios nacionais e internacionais e 12 obras publicadas. Ele já viajou por mais de 120 países para seus projetos fotográficos. Exposições itinerantes de seu trabalho foram apresentadas em todo o mundo.

Salgado é Embaixador da Boa Vontade do Unicef. Ele também recebeu o W. Eugene Smith Memorial Fund em 1982, é membro honorário estrangeiro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos desde 1992] e recebeu a Medalha do Centenário e Bolsa Honorária da Royal Photographic Society em 1993. É membro da Academia de Belas-Artes de Paris pertencente ao Institut de France desde abril de 2016.

Trabalhando inteiramente com fotos em preto e branco, o respeito de Sebastião Salgado pelo seu objeto de trabalho e sua determinação em mostrar o significado mais amplo do que está acontecendo com essas pessoas criou um conjunto de imagens que testemunham a dignidade fundamental de toda a humanidade ao mesmo tempo que protestam contra a violação dessa dignidade por meio da guerra, pobreza e outras injustiças.

Ele é graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo e realizou mestrado na Universidade de São Paulo e doutorado na Universidade de Paris (ambos também em Economia).

Sair da versão mobile