Um grupo de profissionais da rede municipal de Educação de Campo Mourão participou de um treinamento internacional sobre manejo de crises no ambiente escolar. Trata-se do Professional Crisis Management (PCMA), um sistema de gestão seguro e humanizado para reduzir comportamentos desafiadores.
O sistema utiliza técnicas eficazes de prevenção de desaceleração de crises que podem reduzir a necessidade de restrição física. O objetivo do treinamento é ensinar técnicas para a prevenção e manejo de comportamentos desafiantes, que vão desde a identificação da pré-crise, reconhecimento e até intervenção física, quando necessário.
A instrutora formada pelo PCMA é a psicóloga Cátia Martini, com formação em Análise do Comportamento. Ela explica que o gerenciamento de crises precisa ser seguro, eficiente e humanizado, levando o respeito ao próximo dentro de suas necessidades.
“Campo Mourão teve uma atitude incrível, levando conhecimento, estratégias e segurança para as pessoas que de alguma forma necessitam de apoio mais substancial em ambientes como escolas e até outros espaços”, ressaltou Cátia.