Contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças foi o objetivo do 1º Ciclo de Palestras do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado por acadêmicos do 2º período do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e da Educação.
O Projeto de Intervenção na Comunidade utiliza a educação em saúde como ferramenta para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de hábitos saudáveis. Além de incentivar a prática regular de atividades físicas, o trabalho consiste em estimular também a alimentação equilibrada e a adoção de comportamentos que favoreçam a prevenção de doenças crônicas e a melhoria da qualidade de vida.
O ciclo foi realizado dias 17, 24 e 31 de março nas escolas e CMEIs do município e envolveu alunos de diferentes faixas etárias, além de professores e servidores. As ações envolveram palestras interativas, dinâmicas de grupo, uso de material audiovisual e atividades práticas.
O PSE é uma política intersetorial entre os setores da Saúde e da Educação, instituída por decreto presidencial em 2007. A proposta é integrar ações dessas duas áreas para promover a saúde e a educação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino. As ações podem ser potencializadas por projetos de extensão universitária, como os realizados por acadêmicos de Medicina, que atuam diretamente nas escolas por meio de palestras e atividades educativas.
“As intervenções realizadas evidenciaram a necessidade de continuidade dessas ações. O envolvimento dos profissionais de saúde, acadêmicos e da comunidade escolar foi fundamental para os resultados positivos obtidos, reforçando a importância de programas de educação em saúde para a prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis”, enfatizou a gerente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Danielli Olinda Del Santoro.