A Associação Sou Arte (ASA) marcou para o dia 11 de abril a apresentação da prestação de contas referente ao projeto “Atividades Culturais – Campo Mourão Cidade Natal 2024”. O evento será realizado a partir das 8 horas, no auditório do Colégio Integrado.
Autoridades locais, representantes das empresas patrocinadoras, profissionais da imprensa, lideranças da comunidade e dirigentes das entidades parceiras na realização da sétima edição do já tradicional projeto cultural natalino deverão participar do evento. A entidade executora da ação, a Associação Sou Arte, apresentará um balanço geral dos resultados alcançados no último final de ano, inclusive com a divulgação da estimativa do público que participou da programação que se estendeu por várias semanas na área central da cidade e nos bairros.
O projeto “Atividades Culturais – Campo Mourão Cidade Natal” é uma realização do Ministério da Cultura – Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A execução é da Associação Sou Arte, que no último final de ano contou com o patrocínio da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Grupo Fertipar, Sanepar, Copel, Supermercados Condor, Paraná Supermercados, Itaipu Engenharia, Fomento Paraná, Beontag, Grupo Integrado, Unimed Regional Campo Mourão e Planti Center.
O Município de Campo Mourão, o Governo do Estado/Secretaria de Turismo, a Associação Comercial e Industrial (Acicam) e o Sindicato Empresarial do Comércio (Sindiempresarial) apoiaram o projeto.
Novidades
Uma das novidades da edição passada do projeto foi a inclusão do Parque das Torres no roteiro de apresentações do espetáculo natalino pela trupe profissional da Associação Sou Arte, inclusive com a ambientação do logradouro localizado na zona norte da cidade.
Foram quatro apresentações do espetáculo, com a estreia na praça da Catedral de São José. Na sequência foi apresentado nos jardins Lar Paraná (Asa Oeste), Tropical (Asa Leste) e no Parque das Torres. Para receber a produção, os espaços foram transformados na Lapônia – Terra do Papai Noel, no Vale dos Presentes, no Vale do Duendes e no Vale das Luzes, respectivamente. Além da ambientação, os quatro espaços receberam toda estrutura para receber o público: cadeiras, intérprete de Libras, banheiros químicos, monitores de acessibilidade, espaço reservado para portadores de necessidades especiais, entre outros.
A programação incluiu ainda a realização de Cortejo Natalino pela avenida Irmãos Pereira (com mais de 600 figurantes, divididos em 80 alas, além de 20 carros alegóricos), Mostra Cultural (com cinco dias de apresentações na praça São José) e a Carreata Natalina pela cidade.
Em 2023, a estimativa foi de que mais de 100 mil pessoas participaram do projeto. O projeto cultural, ofertado gratuitamente à população, é voltado à valorização e disseminação do espírito natalino.