Programa Farmácia Digital diminui burocracia para pacientes solicitarem ou renovarem medicamentos.
Paranaenses com condições específicas de saúde podem solicitar e renovar medicamentos sem precisar sair de casa, por meio da Farmácia do Paraná Digital.
O serviço online diminui o tempo para o público ter acesso aos medicamentos fornecidos atualmente pela rede de farmácias do estado.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são ofertados medicamentos para tratamento de mais de 90 doenças, entre elas, artrite reumatoide, diabetes tipo 1, doença de crohn, alzheimer, parkinson, esclerose múltipla, insuficiência renal crônica e mais.
Para ter acesso aos medicamentos, padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), o cidadão precisa realizar um cadastro e apresentar documentos e exames de acordo com o medicamento solicitado e a doença correspondente (CID-10).
Quem pode usar a Farmácia Digital e em quais cidades funciona?
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De acordo com a Secretaria de Saúde, atualmente moradores de 43 municípios do Paraná podem solicitar ou renovar os medicamentos de maneira online. O serviço só atende pessoas que possuem pelo menos uma das doenças listadas na Farmácia Digital – a maioria delas exige o uso de medicamentos de uso contínuo.
Para moradores de outras cidades, os pacientes devem procurar, presencialmente, uma das farmácias das Regionais de Saúde do próprio município, conforme a pasta.
Atualmente este serviço está disponível para residentes de:
- Adrianópolis
- Agudos do Sul
- Almirante Tamandaré
- Apucarana
- Araucária
- Balsa Nova
- Bocaiúva do Sul
- Campina Grande do Sul
- Campo do Tenente
- Campo Largo
- Campo Magro
- Campo Mourão
- Cascavel
- Cerro Azul
- Cianorte
- Colombo
- Contenda
- Curitiba
- Doutor Ulysses
- Fazenda Rio Grande
- Foz do Iguaçu
- Guarapuava
- Itaperuçu
- Lapa
- Londrina
- Mandirituba
- Maringá
- Paranaguá
- Paranavaí
- Pato Branco
- Piên
- Pinhais
- Piraquara
- Ponta Grossa
- Quatro Barras
- Quitandinha
- Rio Branco do Sul
- Rio Negro
- São José dos Pinhais
- Telêmaco Borba
- Tijucas do Sul
- Tunas do Paraná
- Umuarama
Como consultar se o medicamento que eu procuro está disponível?
A busca pode ser feita pelo nome genérico do medicamento, pelo código da doença (CID) ou pelo Protocolo Clínico do SUS.
Se o medicamento estiver disponível, um campo nomeado como “Documentos” irá aparecer. É nele que o usuário deve clicar para fazer a solicitação, que exige documentação específica para cada tipo de liberação.
Passo a passa para se cadastrar
Além de verificar se o medicamento está disponível e ter certeza que está com todos os documentos exigidos, é necessário estar cadastrado no sistema do Governo no Paraná para utilizar o serviço. Veja o passo a passo:
1. Para ter acesso ao formulário é preciso ter um cadastro na Central de Segurança (clique aqui):
- ➡️ Se já tiver feito seu cadastro anteriormente em algum outro serviço do Estado, basta escolher uma das opções para fazer login;
- ➡️ Se for um usuário novo, role a página até o final, escolha a opção “Ainda não sou cadastrado“;
- ➡️ Se estiver acessando esse serviço com o login do PIÁ, não será necessário fazer o cadastro na Central de Segurança.
Qual é o prazo para liberação do medicamento e como acompanhar a solicitação?
Pela internet, a confirmação do cadastro é feita em até 5 dias úteis, segundo a Sesa. O prazo para a avaliação das solicitações é de até 60 dias.
A solicitação é enviada para o sistema Sismedex, no qual os técnicos da farmácia realizam a triagem e verificação da documentação fornecida.
Onde pegar os medicamentos?
Após a avaliação, se o pedido for aprovado, o cidadão é contatado para efetuar a retirada do medicamento na Farmácia do Paraná.
O paciente pode acompanhar todo o processo de solicitação de maneira inteiramente digital, sem a necessidade de deslocamento até a farmácia.
Fonte: G1/Paraná