Ponte da Amizade completa 60 anos impulsionando o comércio e o desenvolvimento entre Brasil e Paraguai
Em 27 de março de 1965, os presidentes Humberto de Alencar Castelo Branco, do Brasil, e Alfredo Stroessner, do Paraguai, inauguraram oficialmente a Ponte Internacional da Amizade, estabelecendo uma conexão vital entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, então chamada de Puerto Stroessner. A construção facilitou o escoamento da produção agrícola do Paraná e impulsionou o comércio e a integração cultural entre os dois países.
Construção da Ponte
O tratado para a construção foi assinado em 1956, e as obras começaram no mesmo ano. A ponte tem 553 metros de comprimento e um arco central de 290 metros, sendo um marco da engenharia da época. A inauguração em 1965 representou um avanço na integração entre Brasil e Paraguai.
Impacto Regional
A Ponte da Amizade transformou a economia local, incentivando o comércio entre os países e contribuindo para o crescimento urbano das cidades vizinhas. Ciudad del Este se tornou um dos maiores polos comerciais da América do Sul, atraindo compradores de diversas regiões.
Segunda Ponte: Integração Brasil-Paraguai
Para reduzir o tráfego na Ponte da Amizade, foi construída a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, ligando Foz do Iguaçu a Presidente Franco. A estrutura tem 760 metros de extensão, com um vão central estaiado de 470 metros, sendo o maior da América Latina.
Finalizada em outubro de 2023, a nova ponte ainda não foi liberada ao tráfego. No Brasil, a Rodovia Perimetral Leste, com 14,7 quilômetros, está em construção para conectar a ponte à BR-277. Atualmente, 61% da obra já foi concluída.
A expectativa é que a nova travessia reduza o congestionamento na Ponte da Amizade, melhorando a mobilidade e fortalecendo os laços econômicos entre os países.