Ícone do site CRN1.com.br

Começa retirada de balsa naufragada junto à ponte do Rio Ivaí

Foto: DER/PR

Embarcação causou danos na estrutura da ponte sobre o Rio Ivaí, na PR-317, que vai permanecer interditada até recuperação. Projeto da obra já está em elaboração. Empresa responsável pela administração da balsa contratou os serviços de retirada, que devem ser realizados ao longo dos próximos dias.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que foi iniciada neste sábado (8) a operação de corte e desmonte da balsa naufragada junto à ponte sobre o Rio Ivaí na PR-317, entre Floresta, na região Noroeste, e Engenheiro Beltrão, no Centro-Oeste.

O incidente aconteceu em dezembro passado, durante a cheia do rio. Desde então, os projetos e autorizações necessários estavam tramitando para aprovação, junto à Marinha do Brasil.

A empresa responsável pela administração da balsa contratou os serviços de retirada, que devem ser realizados ao longo dos próximos dias. Devido às elevadas temperaturas no Interior da embarcação, estão sendo estudados horários diferenciados de trabalho para garantir o bem-estar da equipe.

INTERDIÇÃO – Mesmo após a retirada da balsa será necessário manter a ponte interditada, devido aos danos causados em um dos pilares, mas já está sendo elaborado o seu projeto de recuperação. Ele prevê encamisar o pilar danificando, praticamente fazendo um pilar novo ao seu redor, garantindo estabilidade estrutural e evitando uma intervenção maior na ponte.

Com a balsa removida será feita avaliação da base do pilar, podendo ser modificado ou confirmado o projeto de recuperação, caso sejam verificados ainda mais danos sob a embarcação.

Tanto o projeto quanto a obra devem ser executados com recursos da empresa responsável pela balsa.

Durante esse período de interdição o tráfego de veículos está sendo desviado para uma ponte próxima, também na PR-317.

PONTE – Esta ponte sobre o Rio Ivaí tem 341,4 metros de comprimento por 11 metros de largura, e 10,6 metros de altura entre o nível da água e a estrutura.

AEN

Sair da versão mobile