Fazer a refeição mais tarde pode dificultar a metabolização dos alimentos pelo corpo
Quem nunca deixou de comer algo tarde da noite ou maneirou na quantidade de comida do almoço com o objetivo de perder peso? Pois é, porém, além da quantidade da comida, o horário do almoço pode ser vital para a perda de peso, segundo nutricionista.
Lena Bakovic, da Flórida, afirma que o momento “ideal” para almoçar é cerca de quatro a cinco horas depois de tomar o café da manhã. Ou seja, se você toma café da manhã às 08h da manhã, é provável que sinta fome entre meio-dia e 13h. Segundo a especialista, almoçar mais tarde pode dificultar a metabolização dos alimentos pelo corpo.
Além disso, pode fazer as pessoas pularem o jantar ou se alimentar de forma mais robusta perto da hora de dormir.
“É possível que almoçar mais cedo — logo após o café da manhã — contribua para uma maior fome no final do dia e antes da hora do jantar. Em contrapartida, almoçar mais tarde, perto da hora do jantar, pode levar algumas pessoas a pular o jantar e sentir fome mais perto da hora de dormir”, afirma.
Comer em horários diferentes a cada dia também pode afetar nossa saúde, segundo Bakovic, pois pode interromper os ritmos circadianos que controlam a transição do nosso corpo do dia para a noite e vice-versa.
“Assim como os ciclos de sono e vigília são consistentes e importantes para que nossos corpos se sintam sincronizados no dia a dia, o mesmo pode ser dito sobre nossos horários de refeições”, afirma.
Pesquisas anteriores mostraram que não comer por um período prolongado pode causar picos de açúcar no sangue quando você come — especialmente se a refeição for rica em carboidratos.
Fonte: Extra