Instalado há pouco mais de 8 meses em Campo Mourão, o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal tem se mostrado uma solução eficiente para os contribuintes da cidade e região. Localizado na sede do Procon-CM, o PAV foi implementado em junho de 2024, após um acordo entre a Prefeitura Municipal e a Receita Federal, com o objetivo de suprir a lacuna deixada pelo fechamento da agência local em setembro de 2023. Desde então, os moradores precisavam viajar até Maringá para ter atendimento presencial e acesso aos serviços da Receita Federal, o que gerava transtornos e dificultava o atendimento.
Agora, com o PAV, os contribuintes de toda a região da COMCAM podem realizar uma série de serviços essenciais em Campo Mourão. Entre os atendimentos disponíveis estão a alteração e regularização de cadastros do CPF, consulta de pendências fiscais e cadastrais de pessoa física e MEI, além da emissão de certidões e demonstrativos, tudo por meio de tecnologia que conecta o cidadão diretamente à Receita Federal.
De acordo com Edilson Moreira, diretor do Procon de Campo Mourão, embora muitos serviços da Receita Federal estejam disponíveis online, a realidade é que nem todos os contribuintes têm o acesso necessário para utilizá-los. “O PAV é uma maneira de garantir que todos, independentemente de sua familiaridade com a internet, possam acessar os serviços essenciais da Receita Federal”, explica Moreira.
A supervisora de atendimento do PAV, Rosana Sanches Rosa, explica que o atendimento é realizado apenas de forma presencial, para que não haja nenhum desencontro de informação. “Não atendemos por telefone, para não ter problema de faltar documentação. Porque cada caso é um caso, existe caso de inventário, existe caso que vai muita documentação a mais. Então, a gente, às vezes, tem que falar com o pessoal da Receita na hora, para já dar uma resposta na hora para o contribuinte”, ressalta.
O PAV funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Avenida Comendador Norberto Marcondes, 1314, no centro da cidade. Com isso, o serviço contribui para a facilitação do cumprimento das obrigações fiscais, proporcionando à população um atendimento mais acessível e ágil, sem a necessidade de deslocamentos para outras cidades.