betnacional/aviator pitaco apk jogo do fc twente deolane esporte da sorte fortuna maisa silva sporting in bet bet365 app download patrimônio gusttavo lima quanto ganha um bombeiro militar nomes chineses masculinos jogos slots pg real madrid cf x villarreal cf f63 81 goal jogos que da para depositar 1 real qual o resultado herediano aviator 1win fk slavoj trebisov 58bet burgos cf x eibar melhor horario para tomar beta alanina palpite goias x gremio 777bet.oi jogos de hoje aposta jogos de petrolina social futebol clube leon apostas app jogo da nuvem tasha casa de aposta deposito minimo 1 real arsenal de sarandi x gimnasia bet 365 . jogo kaa gent jogo da nu mc games. bet cerro porteno x tacuary assunção uno preto qual jogo da bet da mais dinheiro jogos de karagumruk antibiótico betalactâmico jogo de pizza contas do facebook abandonadas com senha classificações de nk maribor guilherme pinho bonifacio novibet. jogo do tigre print basem naim kerolay chaves completo paulo simões empresário fortuna jogos slot Governo vai liberar saldo do FGTS a quem optou por saque-aniversário – CRN1.com.br
Ícone do site CRN1.com.br

Governo vai liberar saldo do FGTS a quem optou por saque-aniversário

© Shutterstock

Medida beneficiará 12,1 milhões de trabalhadores demitidos

Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e foram demitidos sem justa causa poderão sacar os recursos depositados pela empresa antes da dispensa. Na sexta-feira (28), o governo federal publicará medida provisória liberando os recursos, confirmou o Ministério do Trabalho e Emprego.

A medida beneficiará 12,1 milhões de trabalhadores dispensados desde janeiro de 2020 até a data da publicação da MP e injetará R$ 12 bilhões na economia. Segundo o Ministério do Trabalho, os valores serão creditados na conta cadastrada no FGTS em duas etapas.

Na primeira etapa, será depositado valor até o limite de R$ 3 mil da parcela depositada pelo empregador anterior. Se o valor for superior, o saldo restante será liberado numa segunda etapa, 110 dias após a publicação da MP.

A liberação ocorrerá apenas nessas duas fases.

Depois desse prazo, os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário e forem demitidos não poderão acessar o saldo, que permanecerá retido.

Nesta terça-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniria com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e as centrais sindicais para comunicar a medida. No entanto, o encontro foi adiado por problemas de agenda, informou o Palácio do Planalto.

Saque-aniversário

Criada em 2019 e em vigor desde 2020, a modalidade do saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário.

Em troca, o trabalhador não poderá sacar o valor depositado pela empresa em caso de demissão sem justa causa, apenas a multa rescisória.

O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente.

Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

Agência Brasil

Sair da versão mobile