Conheça alguns itens considerados os mais mal-cheirosos em diferentes categorias!
Definir se um cheiro é bom ou ruim pode ser uma questão muito pessoal. Há pessoas, por exemplo, que detestam cheiro de rosas, outras parecem adorar.
Pesquisadores dizem que, tipicamente, moléculas mais pesadas e “espalhadas” tendem a parecer mais fedorentas, enquanto as mais leves e compactas são mais agradáveis.
No entanto, não existem estudos que comprovem quais são os piores cheiros do mundo, mas existem alguns itens eleitos pelo Guinness World Records como as coisas mais fedorentas do planeta em suas categorias. Veja abaixo!
Queijo – Vieux-Boulogne
Este queijo de vaca francês, macio, é maturado por 7 a 9 semanas e foi considerado o mais fedorento do mundo por cientistas da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, em 2004. O Vieux-Boulogne provou ser mais fedorento do que 14 outros concorrentes, quando analisado por um painel de 19 narizes humanos e um eletrônico.
O queijo vencedor era tão forte que um jornalista descreveu seu “odor de curral repleto de esterco” como perceptível até mesmo a 50 m de distância. Ele é tão fedorento que é proibido de ser levado em transporte público na França.
Planta – Rafflesia arnoldii
Apelidada de flor-cadáver, a Rafflesia arnoldii exala um cheiro de carne podre para atrair moscas polinizadoras. Além de muito malcheirosa, ela também é conhecida por ser a maior flor do mundo, podendo chegar a 110 cm de diâmetro e pesar até 11 kg com suas cinco pétalas carnudas atingindo até 1,9 cm de espessura.
Pássaro – Jacu-cigano
O jacu-cigano (Opisthocomus hoazin), nativo dos rios e lagos de fluxo lento da bacia amazônica, possui uma aparência única com penas pontiagudas e a cabeça azul. Mas o que realmente o distingue é o odor que exala. O pássaro come e digere folhas de forma semelhante a uma vaca, fermentando sua comida em seu intestino e produzindo um fedor parecido com esterco.
Fruta – Durian
Original do Sudeste Asiático, Durian é uma fruta com a casca repleta de espinhos, mas o que tende a espantar possíveis consumidores é o seu cheiro forte. Na verdade, é proibido comer essa fruta em muitos hotéis e no transporte público em alguns países da região, porque seu odor lembra enxofre, esgoto e comida podre.
Mas, apesar do aroma peculiar, o paladar de algumas pessoas consegue captar os componentes mais doces do alimento que é muito consumido em alguns locais.
Planeta – Urano
Cientistas provaram em um estudo que Urano tem cheiro de ovo podre por causa do sulfeto de hidrogênio presente em sua atmosfera – tornando-o um dos planetas mais fedorentos para se viver caso fosse possível um humano habitá-lo.
Urano também detém o título de recorde de temperatura atmosférica mais fria já medida em um planeta.
Sapo – sapo-fedorento
O sapo-fedorento (Aromobates nocturnus) era desconhecido da ciência até 1991, quando foi descoberto na Venezuela. Medindo apenas 6,2 cm de comprimento, a espécie é o maior membro da família dos sapos-flecha-venenosos (Dendrobatidae).
Quando ameaçado, o sapo produz uma secreção cutânea de odor desagradável que, na verdade, contém o mesmo composto presente nas emissões fétidas dos gambás.
Pratos – arenque e tofu fermentados
Dois pratos estão na vanguarda do debate sobre qual é a comida mais fedorenta do mundo: o prato sueco surströmming e o prato taiwanês conhecido como tofu-fedorento.
Surströmming é um tipo de peixe arenque fermentado do Mar Báltico, conhecido por sua textura viscosa e seu cheiro repugnante de ovos podres. O tofu fedorento é um acompanhamento feito de tofu fermentado cujo odor é comparado ao de lixo podre. No entanto, apesar do aroma nada agradável, existem muitas pessoas que se deliciam como esses pratos.