bicho da internet de hoje 666u plataforma ibet torino x appq9bet.com jogar com bonus betsson poker ponte preta x sport recife palpite novinha amadora frases bonitas mensagem dia 8 de março para whatsapp fácil de hoje world futebol champs técnico do cruzeiro real vs numeros do bixo fc carl zeiss jena jogo touro de ouro casa de aposta apk fc west armenia mouse para notebook betfastt loteria goias 7k bet é confiável holanda x escócia classificações de dinamo de kiev x shakhtar donetsk mega-sena 2592 jogo online para meninos tigruinho manchester united x aston villa ao vivo times do brasil futibol online jogo do tigrinho online jogo da memória online grátis bônus betano 444bet pg apostas online futebol caminho da sorte empate anula aposta em múltiplas ultimos titulos do palmeiras pauli x caça-níquel bônus quilmes fc prêmio da quina para hoje 7 games download site bet win slot 777 freespins no deposit campeonato noruega us masters odds quanto ganha pablo marçal pgjogo.com Chances de asteroide colidir com a Terra em 7 anos quase duplicam – CRN1.com.br
Ícone do site CRN1.com.br

Chances de asteroide colidir com a Terra em 7 anos quase duplicam

No momento da descoberta, os pesquisadores determinaram que o asteroide tinha uma chance pequena de atingir o planeta no dia 22 de dezembro de 2032 - (crédito: Frantisek Krejci por Pixabay)

Nasa e ESA têm monitorado o YR4 com prioridade desde janeiro

O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da Agência Nacional dos Estados Unidos (Nasa), tem monitorado o asteroide 2024 YR4. Os dados mais recentes divulgados são de que as chances de colisão com a Terra em 2032 quase duplicaram. As informações da Agência Espacial Europeia (ESA) são de que, até então, a chance era de 1,3%, mas o risco aumentou para 2,3%.

Estima-se que o YR4 tenha entre 40m e 100m e possa ter o tamanho de um prédio de 18 andares. A Nasa e a ESA têm emitido comunicados conforme as atualizações. O Sistema de Último Alerta para Impacto de Asteroides com a Terra (ATLAS, na sigla em inglês) descobriu a rocha em 27 de dezembro de 2024 e, desde lá, os riscos de queda foram de 1,2% para 1,6%; depois para 1,9%; agora com 2,3% de chances.

No momento da descoberta, os pesquisadores determinaram que o asteroide tinha uma chance pequena de atingir o planeta em 22 de dezembro de 2032. Geralmente, as probabilidades de impacto são maiores no início, mas ao longo do tempo chegam a zero, o que faz com que o YR4 esteja fora da margem natural.

Um meteoro do porte do YR4 pode causar danos graves no local de impacto e arredores, porém, em média, um assim só cai a cada poucos milhares de anos. Por estar no topo da escala de risco, pesquisadores estão desde janeiro realizando observações prioritárias para conseguir novos dados sobre o tamanho e a trajetória da rocha.

2024 YR4 está no terceiro nível da Escala de Risco de Impacto de Turim, que é dividida em níveis de 0 a 10. O nível 0 é para asteroides que não apresentam risco, não têm chances significativas de impacto ou não são grandes o suficiente para atravessar as camadas da atmosfera. Já o nível 10 é caracterizado por asteroides de colisão certa e de potencial de destruição a nível global, podendo colocar a humanidade em risco.

“O nível 3, que o 2024 YR4 alcançou esta semana, indica que o asteroide tem possibilidade de impacto superior a 1% e potencial para causar uma destruição localizada”, explica o astrônomo Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon). O especialista ainda afirma que, caso atinja a Terra, esse asteroide poderia causar danos à infraestrutura local e muitas mortes.

CORREIO BRAZILIENSE

Sair da versão mobile