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Edital para pavimentação entre Mato Rico e Roncador tem proposta de R$ 95,1 milhões

Foto: DER

Licitação para pavimentar trecho de quase 20 km da PR-239 teve disputa entre 13 empreiteiras. Obra contempla também passeios, iluminação, acessos pavimentados e uma nova ponte.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta terça-feira (28) a sessão de disputa da licitação para pavimentar a PR-239 entre Mato Rico e Roncador, na região Central.

Treze participantes se inscreveram no portal Compras.gov para disputar a obra, sendo a melhor classificada a empresa Compasso Construções, Terraplanagem e Pavimentação Ltda., com a proposta de R$ 95.110.000,56. Agora ela tem até esta quarta (29) para encaminhar uma planilha de preços atualizada e os documentos de habilitação para análise da comissão de contratação do DER/PR.

A nova pista será de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e terá duas faixas de tráfego com 3,5 metros da largura cada uma, ao longo de todo o trecho, de 19,89 quilômetros de extensão, com acostamentos de 1,5 metro em ambos os lados da rodovia.

No perímetro urbano de Mato Rico também serão implantados passeios para pedestres com 2,1 metros de largura nos dois sentidos e iluminação rodoviária, mas devido à restrição de espaço, este trecho não terá acostamentos.

No total, 73 acessos a estradas locais e propriedades lindeiras vão receber pavimento de CBUQ com 10 metros de extensão, servindo para a função de “limpa-rodas”. Ou seja, são segmentos com o objetivo de retirar resíduos de solo dos pneus dos veículos antes que eles acessem a PR-239, evitando que os mesmos se acumulem sobre a pista, além de preservar o pavimento da rodovia, uma vez que os limpa-rodas vão ter o mesmo nível nos encontros.

Próximo ao perímetro urbano de Roncador será construída uma nova ponte sobre o Rio Cancã. Ela terá 36,6 metros de extensão, duas faixas de tráfego de 3,75 m, acostamentos de 1,5 m, passeios para pedestres de 1,9 m e guarda-rodas. Será demolida tanto a ponte mais antiga no local, já condenada e desativada, como também a ponte variante, utilizada atualmente.

Um dos bueiros da rodovia será substituído por uma nova galeria simples celular de concreto de 2,5 m x 2,5 m, passando a acumular a função de passa-fauna. Demais bueiros e dispositivos do sistema de drenagem de águas serão apenas substituídos durante a execução da obra por peças novas.

AEN

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