Diversidade aumentou em 2024 se comparado ao último ano; confira ranking
O YouTube acaba de liberar, nesta terça-feira (3), a Lista de Fim de Ano da plataforma, que reúne as principais categorias acessadas pelo público brasileiro em 2024.
Quanto ao ranking de músicas mais ouvidas, por exemplo, houve uma mudança em comparação ao ano anterior. Enquanto em 2023, a lista foi quase dominada pelo ritmo sertanejo, neste ano a diversidade de gostos musicais no Brasil aumentou com destaques também para músicas de funk, gospel e forró.
As músicas mais usadas para fazer vídeos curtos no YouTube, conhecidas como Shorts, também apresentaram uma grande variedade de gêneros na retrospectiva da plataforma.
A faixa “Masha Ultrafunk”, remixada com funk brasileiro, liderou a categoria, sendo muito utilizada em vídeos que revelam um plot twist, por exemplo. Confira abaixo:
Top Músicas
O consumo de música nacional é unanimidade entre os videoclipes mais vistos no YouTube. Neste ano, a mais ouvida foi “THE BOX MEDLEY FUNK 2” de THE BOX, MC Brinquedo, MC Cebezinho, MC Tuto, MC Laranjinha.
- THE BOX, MC Brinquedo, MC Cebezinho, MC Tuto, MC Laranjinha – THE BOX MEDLEY FUNK 2
- Felipe e Rodrigo – Gosta De Rua (Ao Vivo)
- Simone Mendes – Dois Tristes (Ao Vivo)
- Kailane Frauches, Todah Music – Passa Lá em Casa Jesus
- Lauana Prado – Me Leva Pra Casa / Escrito Nas Estrelas / Saudade (Ao Vivo)
- Manu, Guilherme & Benuto – Torre Eiffel (Ao Vivo)
- Isadora Pompeo – Bênçãos Que Não Têm Fim (Counting My Blessings)
- MC Ryan SP, Filipe Ret, Caio Luccas, Chefin Dallass, Rocco – Melhor Vibe
- Thullio Milionário – Casca de Bala
- Jorge & Mateus, Lauana Prado – Haverá Sinais
O Youtube ainda divulgou os conteúdos mais assistidos no Brasil em sua plataforma em outras três categorias:
- Creators;
- Trending Videos; e
- Shorts.
Nos chamados Shorts, “Casca de Bala”, sucesso em 2024, tornou-se popular em vídeos que destacam parceiros, melhores amigos e até pets, se destacando em 4º lugar.
Além disso, a música italiana “Pedro”, de 1980, foi remixada e alcançou o sucesso em neste ano, garantindo seu lugar no top 10 das músicas mais usadas em Shorts.
Já o topo da lista de top Criadores ficou, pela primeira vez, com Emilly Vick, uma jovem mineira de apenas 19 anos, conhecida por criar conteúdos divertidos com seus amigos.
Além de Emilly, outros integrantes de seu grupo, “Dos Rosa”, também conquistaram posições de destaque no top 10: sua irmã, Katlen, ficou em 5º lugar, e seu namorado, Leozin, em 8º.
A lista é quase dominada por brasileiros, incluindo a CazéTV, que ficou em 2º lugar com suas transmissões esportivas, em sintonia com dados da pesquisa WhyVideo, que mostram que 84% dos espectadores entrevistados no Brasil concordam que o YouTube tem o melhor conteúdo esportivo.
Grandes criadores como Enaldinho e Natan Por Aí continuaram na lista, além de Estêvão Filipe e Jorge TdDuro. Os únicos criadores internacionais que aparecerem no ranking são os irmãos americanos Stokes Twins, em 6ª posição.
Nos Trending Topics de 2024, a lista mostra o que os brasileiros assistiram em 2024 no YouTube — que vão desde a animação que virou hype “O Incrível Circo Digital”, passando por temas como as enchentes do Rio Grande do Sul até as Olimpíadas de Paris.