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Kichute: o que aconteceu com a marca de tênis que bombava nos anos 70/80

No auge da popularidade, chegou a vender mais de nove milhões de pares por ano

Se na cabeça a moda eram os mullets e na parte de cima do corpo, as ombreiras, nos pés, a sensação dos anos 1970/80 eram os tênis brasileiros de marcas que ainda fazem parte da memória das pessoas.

Uma delas é a nacional Kichute, fabricada pela Alpargatas, uma empresa brasileira de calçados esportivos.

Qual é a história da Kichute

A Kichute foi uma marca brasileira de calçados esportivos bastante popular nas décadas de 1970 e 1980. O tênis foi lançado em 1970 pela Alpargatas, aproveitando a popularidade do tricampeonato mundial conquistado pela seleção brasileira de futebol.

A empresa ficou conhecida por produzir um tênis simples, mas bastante robusto, principalmente para a prática de esportes como futebol e vôlei.

No auge da sua popularidade, no final dos anos 1970, o Kichute chegou a vender mais de nove milhões de pares por ano, o que o fazia um dos calçados mais rentáveis da Alpargatas.

Declínio da marca

No entanto, ao longo dos anos, a marca enfrentou desafios, incluindo mudanças no mercado de calçados esportivos e evoluções nas preferências dos consumidores.

No início dos anos 2000, a marca já não estava mais tão presente no mercado. Sua derrocada foi acompanhada da entrada de novas marcas importadas de tênis esportivos.

Um “quase” retorno

Em 2022, o Grupo Alexandria anunciou ao mercado que faria um retrofit para voltar com a Kichute como uma marca digital, sem lojas físicas. À época, disse que a estimativa era lançar o produto em 2023, mas os calçados ainda não estão à venda.

Revista Exame

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