Notícias

Japão quer construir “máquina de lavar humanos” para uso doméstico; entenda

Em postos de gasolina, é comum ver máquinas (ou lavadoras) que lavam o carro de forma automática. A nossa tradicional máquina de lavar roupa é outro exemplo de como a função pode ser automatizada, sem contar a máquina de lavar louça. Agora, uma equipe de desenvolvedores japoneses quer dar um passo além e “abolir” os chuveiros e as banheiras, criando uma “máquina de lavar humanos”. O banho perfeito terá a duração estimada de 15 minutos, e a pessoa sairá seca. 

Por enquanto, a máquina de lavar humanos é apenas um protótipo da Science Co., uma empresa especializada na fabricação de chuveiros com sede em Osaka. Entretanto, o produto disruptivo deve ser oficialmente apresentado durante a Osaka Kansai Expo 2025, que começará no mês de abril.

“Estamos com cerca de 70% do projeto [concluído]”, explica Yasuaki Aoyama, presidente da empresa responsável pela máquina de lavar humanos, segundo o jornal The Asahi Shimbun. O uso do doméstico do equipamento é cogitado. Considerando o apelo das privadas inteligentesnão dá para descartar o potencial comercial do novo produto.

Máquina de lavar humanos?

Com design futurista, a máquina de lavar humanos está longe de ser uma ideia inédita no mercado japonês. O primeiro projeto do tipo foi apresentado ainda nos anos 1970 pela Sanyo Electric Co., que atualmente é conhecida como Panasonic Holdings Corp. Era chamado de Ultrasonic Bath.

Embora o modelo com mais de 50 anos de existência não tenha obtido sucesso comercial para a produção em larga escala e para viabilizar o uso doméstico, o design do aparelho incomum marcou as memórias de Aoyama. Inclusive, é isso que o motivou a encarar de tornar viável a empreitada.

Como funciona a máquina japonesa

Para entender como será o produto final, a ideia é que a pessoa entre em uma cabine, como a de um tipo de avião, com uma tampa transparente. Quando estiver instalado no assento central, o dispositivo começará a se encher (parcialmente) com água quente. Sensores irão medir o pulso do indivíduo e dados biológicos serão monitorados, garantindo uma boa experiência. 

A partir dessas informações, a Inteligência Artificial (IA) embutida irá avaliar o estado psicológico do paciente (calmo, agitado ou animado, por exemplo). Assim, serão exibidas projeções e imagens na tampa transparente da máquina, tornando a experiência ainda mais imersiva.

Se tudo ocorrer conforme o esperado, alguns “sortudos” visitantes da feira japonesa poderão experimentar o banho dentro de uma máquina de lavar humanos. Em média, de sete a oito pessoas devem vivenciar o processo por dia. “Planejamos oferecer para 1.000 visitantes, em geral, a oportunidade de usá-lo durante a exposição”, destaca o presidente.

Fonte: CANALTECH

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios