Esposa e filho do ex-parlamentar também foram condenados por terem auxiliado na ocultação do dinheiro recebido de forma ilícita
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) condenou um ex-presidente da Câmara de Vereadores de Goioerê pelo crime de lavagem de dinheiro.
Walter Fernandes Martins, também conhecido como Tenente, foi vereador em Goioerê por quatro mandatos consecutivos e presidente da Câmara entre os anos de 2013 e 2016.
Em 2023, Tenente já havia tido o mandato de vereador cassado pela Justiça Eleitoral devido ao crime de compra de votos e abuso de poder econômico na campanha eleitoral em 2020.
Tenente recebeu a pena de oito anos de inelegibilidade, além do pagamento de multa de R$ 53,2 mil.
A decisão proferida pela 2ª Câmara Criminal do TJ-PR atendeu recursos do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e ainda abrange a esposa e o filho do ex-vereador.
As investigações do MP–PR apontaram que Tenente ocultou R$ 1.224.254,03 recebidos de forma ilícita enquanto era presidente da Câmara de Goioerê.
Tenente teria utilizado as contas bancárias do filho, da esposa e da sogra para realizar a lavagem de dinheiro.
O filho de Tenente ainda teria recebido auxílio emergencial do Governo Federal durante a pandemia.
Tenente recebeu pena de 24 anos de reclusão e 80 dias-multa, enquanto a esposa do ex-vereador terá que cumprir 6 anos de reclusão e 20 dias-multa e o filho do ex-parlamentar foi condenado a 12 anos de reclusão e 40 dias-multa.
Procurado pela reportagem, os condenados não responderam aos questionamentos antes do fechamento da matéria.
Via: RIC Mais